A Prefeitura de Curitiba deve entregar no próximo mês as obras de contenção de erosão realizadas no trecho urbano da Rodovia dos Minérios (PR-418), no km 8, pouco adiante da fábrica da Votorantin.
Segundo os técnicos, a obra eliminou um ponto bastante perigoso da estrada, que possui intenso movimento de veículos leves e caminhões e também de pedestres.
Naquele ponto, em função de fortes chuvas e deficiência no sistema de drenagem, as águas que se acumulavam no leito da rodovia passavam por cima da sarjeta e escorriam para um terreno inclinado (talude), provocando forte erosão.
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"Isso provocou desbarrancamento do asfalto, comprometendo o acostamento", explica o engenheiro Eliseo Henrique Martins, do departamento de saneamento da Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Havia risco de acidentes, tanto para os veículos como para os pedestres, que tinham de invadir a pista para desviar do buraco, disputando espaço com os veículos.
Para corrigir o problema a Prefeitura construiu no local um muro de arrimo, para conter o talude, e implantou também um novo sistema de drenagem das águas da rodovias. Agora, os operários fazem o acabamento das obras de recuperação do acostamento e da sarjeta – que foi reconstruída.
Para o muro de arrimo, a Secretaria Municipal de Obras utilizou o sistema construtivo denominado "bolsacreto", pelo qual bolsas confeccionadas em fibra são preenchidas com argamassa ou concreto de baixa resistência.
"A vantagem deste sistema é que, além de eficiente, sua implantação pode ser feita na metade do tempo exigido por métodos convencionais", diz o engenheiro Eliseo Martins.
Métodos convencionais, como o gabião (espécie de gaiola preenchida com pedras) são mais demorados. É preciso, antes de implantação da estrutura fixa, colocar formas de madeira para acertar a inclinação do terreno.
As bolsacretos dispensam essas etapas preliminares, uma vez que se amoldam ao terreno.
O talude que estava sendo atingido pela erosão tem cerca de 20 metros de inclinação.
O muro de arrimo (formado pelas bolsacretos) começa quase no topo do talude e se estende até cerca de dez metros terreno abaixo, dando sustentação à área inclinada.