A observação de aves em Curitiba pode ser uma opção de turismo bem apropriada aos participantes das Conferências sobre Biodiversidade e Biossegurança da ONU (COP8 e MOP3). Nos últimos anos, a capital paranaense vem despertando a atenção de observadores de aves do mundo todo, que procuram aqui avistar espécies como a Corujinha-do-sul (Megascops sanctaecatarinae) e o Pássaro-cisqueiro (Clibanornis dendrocolaptoides).
Estas espécies de aves são encontradas no parque Barigüi, onde também, com um pouco de sorte, é possível observar aves migratórias aquáticas. No Paraná, o primeiro registro do Mergulhão-de-orelhas-amarelas (Podiceps occipitalis) foi no Parque Barigüi, em 2003. Com suas consecutivas visitas, geralmente no final do inverno, acabou por entrar definitivamente para a Lista de Aves Brasileiras.
O Barigüi é o parque mais rico da cidade em espécies de aves. Segundo o ornitólogo do Museu de História Natural de Curitiba, Pedro Scherer Neto, a quantidade de floresta com araucária, ainda em bom estágio de conservação, e as áreas secas próximas ao lago, contribuem para essa riqueza. "Na parte de floresta vivem mais de 50 espécies diferentes de aves", conta Scherer.
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
Além do Barigüi, Scherer informa que existem outros pontos importantes na rota de aves migratórias - como, por exemplo, nas cavas entre o Zoológico Municipal de Curitiba e o Parque Náutico.
A riqueza e diversidade das aves que circulam nas áreas verdes de Curitiba têm atraído todos os anos grupos de observadores de diferentes partes do mundo. Em junho do ano passado, Josep Del Hoyo, editor da enciclopédia Handbook of Birds of the World, considerado por especialistas e ornitólogos uma das mais completas do mundo, veio a Curitiba especialmente para observar duas espécies no Parque Barigüi.
Veja as principais espécies de aves com interesse para observadores:
Megascops sanctaecatarinae Corujinha-do-sul - P. Barigui - CTBA
Scytalopus iraiensis Macuquinho-da-várzea - CTBA e região
Cranioleuca obsoleta Arredio-oliváceo - P. Barigui - CTBA
Clibanornis dendrocolaptoides Cisqueiro - P. Barigui - CTBA