Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mobilização

Onça do zoo de Curitiba passa por tomografia após fratura no calcanhar

Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba
24 abr 2015 às 17:45

Compartilhar notícia

- Everson Bressan/Prefeitura de Curitiba
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A onça pintada Angelina, que faz parte do acervo do Zoológico de Curitiba, passou nesta sexta-feira (24) por uma série de exames para verificar a necessidade de cirurgia para corrigir sequelas de uma fratura no calcanhar direito. Foi a primeira vez que um animal selvagem foi submetido a uma tomografia computadorizada em Curitiba.

Angelina é uma Panthera Onca da subespécie amazônica que nasceu no zoo há cinco anos e tem 50 quilos. Ela fraturou o calcanhar brincando no próprio recinto onde vive, que não é acessível a visitantes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Se for um caso cirúrgico, a tomografia é fundamental para orientar a confecção de próteses ou pinos", explica Eros Luis de Souza, cirurgião veterinário e diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


A operação de remoção e exames no animal envolveu uma equipe de cinco veterinários, da Prefeitura de Curitiba e do Centro Veterinário de Imagens, clínica que realizou o exame gratuitamente. Depois de ser sedada, a onça passou por exame clínico geral, exame dentes e boca, exame e limpeza da pata machucada, coleta de sangue para a realização de exames hematológicos e bioquímicos, avaliação neurológica e ortopédica.

Publicidade


O veterinário Manoel Javouroski conta que a onça possui um pequeno distúrbio neurológico, tem personalidade nervosa e por isso não fica exposta à visitação. Ela é filha do casal Apolo e Angélica, felinos mais antigos do zoológico, que conta hoje com quatro animais da mesma espécie em exposição.


Everson Bressan/Prefeitura de Curitiba
Everson Bressan/Prefeitura de Curitiba


"A principal função do zoo curitibano não é expor os animais. Trata-se de um local de conservação animal e de produção científica. É preciso garantir diariamente carinho, atenção, cuidado e exames periódicos para que a saúde e o bem-estar deles estejam sempre preservados", ressalta Javouroski.

Nas próximas semanas, com os resultados dos exames em mãos, uma junta médica vai avaliar a necessidade de cirurgia. Participam dessa junta os médicos veterinários do zoo e do Passeio Público e mais dois ortopedistas veterinários.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo