Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Comemoração

Onças-pintadas nascidas em cativeiro comemoram um ano

Reportagem Local
30 nov 2023 às 14:39
- Sara Cheida/Itaipu Binacional
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Itaipu Binacional e parceiros celebraram na quarta-feira (29), no Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu (Oeste), o Dia Internacional da Onça-Pintada e o aniversário de um ano das onças Jataí e Arapuã, nascidas dentro do programa de reprodução em cativeiro da espécie, mantido pela Binacional. O evento também celebrou a assinatura de um termo de acordo de cooperação técnica entre Itaipu e ICMBio (Instituto Chico Mendes).


Prestigiaram a cerimônia autoridades da Itaipu Binacional, do ICMBio, do Parque Nacional do Iguaçu, além de outras entidades ligadas à preservação da onça-pintada. Alunos da Escola Municipal Professora Rosália de Amorim Silva, de Foz do Iguaçu, e do Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, de São Miguel do Iguaçu, participaram de brincadeiras educativas sobre o animal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para marcar a cerimônia, todo o recinto das onças-pintadas foi decorado com caixas de presentes e faixas. Foi feito o enriquecimento ambiental, técnica que traz dificuldades para o animal alcançar o alimento, o estimulando a usar suas habilidades. Também teve a exposição das “Famonças”, com fotos de todas as onças-pintadas da Itaipu. No final do evento, foi cantado os parabéns para as aniversariantes.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-090

Ponte entre Porecatu e Alvorada do Sul será interditada para obras na próxima segunda-feira (26)

Imagem de destaque
Colisão

Trecho de ferrovia em Rolândia deve ser liberado ainda nesta segunda-feira

Imagem de destaque
UEPG

Museu prepara acervo de fotos para exposição sobre o Norte Pioneiro

Imagem de destaque
Atendimento remoto

Com E-Fórum, Paraná terá novos espaços para atendimentos do Judiciário


“É um dia especial pela importância que as onças têm no meio ambiente. Elas são o topo de cadeia, ou seja, a presença delas é sintoma de que nós temos um ambiente preservado”, afirmou o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni. “Além disso, a força e a expressão delas trazem o debate da questão ambiental para a sociedade como um todo.”


Segundo Carboni, a onça-pintada simboliza a proteção do meio ambiente em todos seus aspectos, como o cuidado com a água, a recomposição florestal, entre outros temas. São ações promovidas pela Binacional no âmbito do Programa Itaipu Mais que Energia, que têm aspectos sociais e ambientais e atuação em 434 municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul.


LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Onças Jataí e Arapuã comemoram um ano de idade
A Itaipu Binacional e parceiros celebraram na quarta-feira (29), no Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu (Oeste), o Dia Internacional da Onça-Pintada e o aniversário de um ano das onças Jataí e Arapuã, nascidas dentro do programa de reprodução em cativeiro da espécie, mantido pela Binacional.
Imagem
Dia da Consciência Negra é aprovado como feriado nacional
A Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira (29) o projeto de lei que faz o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, feriado nacional.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade