Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

ONG cobra fechamento da Estrada do Colono

Ellen Taborda - Folha do Paraná
30 mai 2001 às 09:23

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Rede Nacional Pró-Unidades de Conservação vai pedir que o Ministério do Meio Ambiente cumpra imediatamente a decisão judicial que determinou o fechamento da Estrada do Colono, que corta o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

O secretário-executivo do ministério, José Carlos Carvalho, anunciou na semana passada em Joinville o fechamento da estrada. Mas os ambientalistas querem que a determinação da Justiça Federal de 1986 seja cumprida logo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com uma das coordenadoras e principal autora do atual Plano de Manejo do parque, Lourdes Ferreira, o Ministério do Meio Ambiente deve anunciar uma decisão no próximo dia 5, Dia Nacional do Meio Ambiente. Ela considera uma "afronta" o fato de a estrada ainda estar funcionando.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


Para Lourdes, os prejuízos causados pela reabertura são a elevação da temperatura no interior da mata, a exposição de espécies exóticas e ameaçadas de extinção e a circulação de caçadores, madeireiros e extratores de palmitos.

Publicidade


Ela lembra que há argumentos suficientes para o fechamento da estrada. Como o decreto que define o regulamento dos parques nacionais brasileiros, o risco da perda do título de reconhecimento internacional da Unesco e a Lei de Crimes Ambientais.


A Estrada do Colono tem 17,6 km de extensão e une Capanema, no Sudoeste, e Serranópolis do Iguaçu, no Oeste do Estado, cortando o Parque Nacional do Iguaçu. Ela foi aberta entre 1953 e 1955, quando o parque já estava legalmente constituído. Mas foi fechada em setembro de 1986, por determinação da Justiça Federal, que acatou aos pedidos de ambientalistas e reaberta em maio de 1998, por moradores, comerciantes e políticos da região.

Em julho de 1998, a estrada foi fechada novamente enquanto os manifestantes aguardavam que o Ibama elaborasse um novo plano de manejo para o parque. Como o plano não foi apresentado, a estrada foi reaberta em janeiro de 1999. Desde então, os manifestantes permitem o trânsito mediante o pagamento de pedágio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo