Curitiba vai ter a primeira linha com ônibus híbrido a partir desta quinta-feira (27). A linha Interbairros I, que faz um trajeto de 17 quilômetros no sentido horário e 19 quilômetros no sentido anti-horário, vai ganhar dez veículos e vai circular exclusivamente com estes veículos pela cidade. Os ônibus híbridos, chamados na capital de Hibribus, ganham esse nome porque trabalham com dois motores: um elétrico e outro a combustão, movido a diesel.
A linha Interbairros I transporta, por dia, 5,8 mil passageiros. O veículo permanecerá com a cor verde, característica das linhas interbairros, mas é um veículo tradicional – ao contrário dos atuais, que são articulados.
Até o final de 2012, quatro outras linhas vão receber, ao todo 20 ônibus híbridos. Quinze mil passageiros passarão a ser atendidos, até dezembro, pelos Hibribus nas linhas alimentadoras Detran/Vicente Machado, Água Verde/Abranches, Juvevê/Água Verde e Jardim Mercês/Guanabara. Neste caso, os veículos são amarelos.
Leia mais:
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Como funciona – Segundo a prefeitura, o veículo possibilita diminuição de 90% na emissão de poluentes por causa do trabalho realizado pelos dois motores. O poder público explica que, na hora da arrancada do veículo e até a velocidade de 20 km/h, o ônibus trabalha com o motor elétrico. A partir disso, funciona o sistema com combustível.
Ao frear, o ônibus aciona o motor elétrico e quando o ônibus fica parado em algum local, o motor a diesel é desligado, o que proporciona a economia de energia.
Integração – os usuários do Hibribus da linha Interbairros, que utilizam o cartão transporte, também a partir de quinta-feira, vão ter uma novidade na integração do transporte coletivo da cidade. Quem utilizar a linha e precisar descer em qualquer ponto do trajeto, poderá reembarcar na mesma linha ou em outras sem a necessidade de pagar mais uma passagem por um período de duas horas depois do desembarque.
A prefeitura informa que o mesmo procedimento vale para qualquer passageiro da Rede Integrada de Transporte (RIT), que utilizem o cartão e, também no período de duas horas, desembarquem de outra linha e reembarquem no Hibribus Interbairros I.