Uma pane no Cindacta-2 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), responsável pelo controle da região Sul e parte de São Paulo provocou atrasos nos vôos em Curitiba (PR) na manhã desta quarta-feira (21). A falha ocorreu entre 7h30 e 9h30, e prejudicou 28 vôos programados no Aeroporto Internacional Afonso Pena. Duas decolagens tiveram atrasos de uma hora e os demais de 15 minutos. O Centro de Informações da Aeronáutica ainda não divulgou as causas da pane do sistema.
Porém, dados da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) mostram que o percentual de atrasos nos aeroportos brasileiros na manhã desta qurarta-feira (21) foi de 10,1%. Segundo a Infraero, dos 507 vôos programados, 51 tiveram atrasos de mais de uma hora entre meia-noite e 9h. Ontem, de meia-noite até 8h, o percentual de atraso foi de 15,6%.
No aeroporto de Brasília, a média de atrasos hoje foi de 23,5%. Dos 17 vôos programados, 4 decolaram com atraso. O percentual é maior que o registrado no final da noite de ontem, 14,6% de vôos atrasados no aeroporto da capital federal. Já no aeroporto de Congonhas, dos 72 vôos programados, apenas 1 teve atraso de mais de uma hora. O percentual foi de 1,4%. As informações são da Agência Brasil.
Leia mais:
Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias
Região Sul do Brasil tem previsão de tempestade para o final de semana
UEM divulga edital para a contratação de 65 professores por meio de teste seletivo
BR-376 em Sarandi será interditada para obra de novo viaduto no domingo
No final da noite de ontem, os dados gerais divulgados pela Infraero já mostravam uma queda no número de atrasos. Até as 20h dessa terça-feira, 15,5% dos vôos estavam atrasados. Na segunda-feira, o percentual foi de 30%.
Uma falha na manhã de domingo (18) no sistema informatizado de comunicação Cindacta 1, responsável pelo controle das regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, provocou uma série de atrasos nos aeroportos.