O estado do Paraná, que teve a maior redução de casos de dengue no país, está recorrendo a parcerias para ajudar no combate à doença. Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, no ano passado, o número de casos teve queda de 99% no estado, em comparação com 2003.
O diretor de Vigilância em Saúde e Pesquisa da Secretaria de Saúde do Paraná, José Francisco Konolsaisen, informou que a iniciativa de uma empresa privada de destruir pneus velhos foi um dos principais fatores para a redução, pois o acúmulo de água em pneus era responsável por 34% dos focos de dengue no estado.
Um grande surto da doença, em 2003, nas regiões metropolitanas de Londrina e de Foz do Iguaçu também foi responsável por uma parceria. O governo passou a utilizar uma nova técnica: ovitrampa, que está sendo usada desde 2003.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Nesta técnica o mosquito é atraído para a armadilha - um recipiente preto e normalmente de plástico, pendurado a 1,5 metro do chão - pelo cheiro de um composto líquido de gramíneas que contém um larvicida capaz de destruir as larvas do mosquito.