Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Incubação e consumo

Paraná se destaca como o segundo maior produtor de ovos do Brasil

Lucas Catanho - Especial para a Folha
18 ago 2024 às 14:30

Compartilhar notícia

- Gilson Abreu/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos aponta que o Paraná é o segundo maior produtor nacional de ovos de galinha (para incubação e consumo).


De janeiro a março deste ano, os produtores paranaenses produziram 111,2 milhões de dúzias de ovos, volume que representa 10,1% do total nacional e 5,5% maior que o produzido no mesmo período de 2023 – 105,4 milhões de dúzias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“A produção de ovos levantada pelo IBGE abrange granjas com mais de 10 mil aves poedeiras e não apenas o produto de consumo humano, mas também os ovos destinados à incubação, aqueles destinados à produção de pintos de corte ou postura comercial”, explica Roberto de Andrade Silva, médico-veterinário do Deral – órgão ligado à Seab (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento).

Leia mais:

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável

Imagem de destaque
Oportunidade

Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas


ARAPONGAS

Publicidade


Com uma produção de 290 milhões de dúzias de ovos, o estado de São Paulo foi o maior produtor de ovos nacional (para incubação e consumo) no primeiro trimestre de 2024, com participação de 26,4%. 


Em terceiro lugar, atrás do Paraná, ficou Minas Gerais, com 100,9 milhões de dúzias produzidas e participação de 9,2% em nível nacional.

Publicidade


Dados do VBP (Valor Bruto de Produção) divulgados preliminarmente pelo Deral apontam que Arapongas, no Norte do Paraná, foi o município que mais produziu ovos em 2023. 


Segundo o relatório elaborado pelos técnicos, a produção alcançou quase 35,8 milhões de dúzias nesse município, volume que resultou em um VBP de R$ 173,5 milhões, a riqueza advinda da atividade.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Paraná se destaca como segundo maior produtor nacional de ovos
Descubra como o Paraná se posiciona como líder na produção e exportação de ovos, com análises detalhadas sobre desempenho do setor e desafios enfrentados.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo