Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Recorde de acidentes

Paraná será referência no controle de águas-vivas

Agência Estadual de Notícias
09 fev 2012 às 18:47

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As ações de controle de acidentes com águas-vivas adotadas pelo Paraná serão levadas a Brasília, para que sejam adotadas em outros estados litorâneos. Nesta quinta-feira (9), o relatório foi apresentado a Guilherme Carneiro Reckziegel, coordenador do Programa Nacional de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde. Ele reuniu-se, no quartel do Corpo de Bombeiros em Matinhos, com agentes das secretarias estadual e municipal da Saúde e bombeiros.

Desde o início da temporada, em 16 de dezembro, foram registrados 17.698 casos de lesões por contato com água-viva, principalmente em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, o que caracterizou um surto desses animais no litoral paranaense. "Temos pouco material relacionado a acidentes com animais aquáticos. Vamos investigar o surto, reunir todo o material e montar um grupo técnico voltado a orientar todos os estados sobre prevenção em casos de surto com água-vivas", afirmou Reckziegel.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O trabalho desenvolvido no Paraná vai servir para a elaboração de uma proposta nacional de como se prevenir em casos de acidentes com animais aquáticos. "Até o momento não temos soroterapia para animal aquático. Se novamente acontecer um surto, os estados podem tomar medidas imediatas", disse Reckziegel.

Leia mais:

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto

Imagem de destaque
Ano letivo de 2025

Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual

Imagem de destaque
Hospital de Curitiba

MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente


Preparo

Publicidade


De acordo com a responsável pelo Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, Ivana Lúcia Belmonte, o Paraná se preparou para atender casos de veranistas queimados pelas águas-vivas. "Foi feito um trabalho com os primeiros casos, antes do surto, com uma investigação epidemiológica, notificação, acompanhamento e identificação do animal marinho. Existem animais que causam acidentes mais graves. Como ficou caracterizado que eram acidentes leves, as medidas foram tomadas conforme o grau da queimadura", detalhou Ivana.


Também foi feito trabalho preventivo, com treinamento do Corpo de Bombeiros, das equipes de Saúde, do corpo clínico de hospitais e postos de saúde, de técnicos da Vigilância Sanitária - que coletaram amostras dos animais - e de funcionários da Vigilância Epidemiológica, que investigaram e acompanharam os casos.

Publicidade


Mesmo com a redução nos números de acidentes com animais marinhos, os guarda-vidas alertam os veranistas para que tomem cuidados antes de entrar no mar. "Se houver aumento de casos, o Corpo de Bombeiros interdita a praia para maior segurança do veranista. Os números de incidentes caíram consideravelmente, mas o veranista deve se informar com o guarda-vidas sobre a situação da praia", orientou o comandante do Corpo de Bombeiros na Operação Verão, tenente-coronel Edemilson Barros


Prevenção


O Governo de Estado vai continuar, ao longo do ano, o trabalho de monitoramento do número de casos nas praias e também de prevenção. Ações de orientação serão intensificadas no período do carnaval, com a distribuição de panfletos informativos nos pedágios e balneários.

De acordo com a Secretaria da Saúde, não foram registrados casos graves de acidentes com águas-vivas. "É importante que haja o tratamento correto no momento da lesão no mar. Deve-se fazer o uso do vinagre, e não de outras substâncias. E, no caso de pessoas alérgicas, que elas sejam levadas para serviços de saúde para receber atendimento mais adequado", frisou Barros.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo