A cada 10 jovens na faixa etária de 14 a 18 anos, três já estão envolvidos com algum tipo de droga, incluindo o álcool e o tabaco. Para evitar a expansão desse índice no Paraná, já alarmante, a Secretaria da Justiça e Cidadania está concentrando esforços na prevenção ao uso de entorpecentes, com a realização de atividades anti-drogas, que será expandida a jovens de todo o Estado.
De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação, nesse esforço de prevenção, a Secretaria da Justiça e Cidadania está articulando o envolvimento dos órgãos da administração estadual, polícias, entidades da sociedade civil e os municípios na Semana Nacional de Prevenção às Drogas, que se realiza entre os dias 23 a 27 de junho. Será a 8º Semana Pré-Vida, cujo tema será o "Exercício da Cidadania - Aliança com a Vida".
Em reunião realizada nesta quarta-feira, na Secretaria da Justiça e Cidadania, ficou definido o envolvimento das secretarias de Estado da Educação, Cultura, Saúde, Trabalho e Promoção Social, Segurança Pública, Paraná Esporte, e outras entidades na semana anti-drogas.
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
Entre os fatores que mais contribuem com o envolvimento dos jovens com as drogas estão a insegurança natural da idade, as referências familiares, alteradas em função da desagregação social e econômica, a influência de outros jovens sem orientação e a desinformação e deseducação, de acordo com avaliação de Higino Bodziak Filho, coordenador nacional da Pastoral da Sobriedade da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A Pastoral da Sobriedade já desenvolve um trabalho de capacitação de professores, preparados para ser os multiplicadores do tema junto aos jovens. A Pastoral da Sobriedade já treinou mais de três mil pessoas nessa área, entre professores, médicos, religiosos e policiais.
Durante a Semana Pré-Vida, será apresentada uma teleconferência para as escolas, através da TV Educativa. Estão em estudo olimpíadas culturais e esportivas e manifestações artísticas como teatro, dança, canto, redações, que abordem o tema.
Serão mobilizados agentes de saúde municipais que vão trabalhar junto às famílias, com a distribuição de material de divulgação e outras iniciativas a cargo de cada município.