O descumprimento de mandados de reintegração de posse provocaram uma avalanche de pedidos de indenização no Paraná. Pelo menos 50 fazendeiros que tiveram as propriedades invadidas ingressaram na Justiça.
Em dois processos com decisão recente, o Estado foi condenado a pagar indenização. Nas contas do advogado Antônio Carlos Ferreira, o governo estadual terá que arcar com cerca de R$ 1 bilhão para compensar os prejuízos com as invasões de terras.
Os pedidos de indenização foram feitos nos últimos anos, mas pela demora das fases processuais, só agora estão saindo as primeiras decisões. No final de outubro, a 2 Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná condenou o Estado a ressarcir Aparecido e Aurora Zafanelli, donos da Fazenda Contestado, em Itaúna do Sul (84 km a noroeste de Apucarana).
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Entre outubro e novembro de 1999, a propriedade foi invadida por cerca de 350 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Pelos danos morais, o Estado terá que pagar R$ 40 mil para o casal. Os danos
materiais ainda serão calculados.
Leia a matéria completa na edição desta terça da Folha de Londrina