Os paranaenses vão poder assistir parte do primeiro eclipse solar do milênio, que acontece no amanhecer de amanhã. O professor de geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Germano Bruno Afonso, explica que o fenômeno vai ser parcial no Brasil, fazendo com que a lua cubra em 72,3% o sol. "O eclipse total será visto no Oceano Atlântico e na África, no Zimbabue e Namíbia", disse Afonso.
O professor informou que o os interessados poderão acompanhar o eclipse entre às 7h01 até 8h35. O melhor ponto para visualizar o fenômeno no Paraná será no Litoral do Estado, porque o sol nasce em cima do mar, sem obstáculo para observação. Uma equipe de alunos e professores da UFPR vão estar no município de Pontal do Paraná, observando o eclipse.
Para quem quiser acompanhar o eclipse, o professor dá alguns conselhos. Ele sugere que não se visualize o sol diretamente, seja com filtros ou telescópios, para evitar riscos de queima de retina. A dica é observar indiretamente com a reflexão do sol ao solo, por meio de um espelho.
Leia mais:
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná
IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
Quem estiver olhando o eclipse, vai verificar que o sol vai nascer "eclipsado". Com isso, o amanhecer vai durar além do normal. O sol vai ficar com um arco que vai ocupá-lo quase que totalmente.
Talvez o grande problema de visualização seja o tempo. O Sistema Metereológico do Paraná (Simepar) prevê tempo nublado em diversos pontos do Estado. A exceção é o Litoral, onde pode acontecer nevoeiros.