O governador Roberto Requião reabriu nesta segunda-feira o Parque Estadual de Vila Velha. A abertura do parque prevê o limite diário de 800 visitantes que terão, inicialmente, acesso somente aos arenitos e à Lagoa Dourada. Furnas estará disponível para visitação dentro de 30 dias, após ordenamento do uso do teleférico e reestruturação da parte administrativa.
Segundo a Agência Estadual de Notícias (AEN) o período inicial será analisado e poderá servir de parâmetro para a alteração no limite de visitantes. O novo conceito de visitação também será avaliado antes da abertura completa, que ocorre com a liberação da área de Furnas.
Com recursos oriundos de multas aplicadas por infrações ambientais, através do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema), o Governo do Paraná realizou um plano de revitalização para dotar o parque de infra-estrutura adequada para visitação pública e restabelecer o seu equilíbrio ecológico.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Segundo a assessoria de imprensa, Vila Velha tem, além da notoriedade geológica de seus arenitos, uma importância ecológica significativa para os ecossistemas da região dos Campos Gerais. Em seus limites estão preservados capões com mata de araucária e campos nativos. Fora dos limites do Parque, encontram-se ecossistemas similares aos protegidos pela unidade de conservação, porém com seus ambientes já degradados ou parcialmente alterados.
As ações de preservação será custeadas com ingresso para visitação. Estudantes, idosos e pessoas naturais ou residentes na região de Ponta Grossa têm desconto no valor da entrada.