Pescadores da Ilha das Peças, no Litoral do Paraná, vão receber 100 litros de diesel duas vezes por mês para transportar o lixo reciclável produzido na região para Paranaguá.
Essa é a primeira iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para resolver o problema do lixo na ilha. Atualmente, os moradores enterram o lixo orgânico e são dependentes de um barco que de vez em quando vem buscar o reciclável.
Em 30 dias, o governo do Estado deve apresentar solução para o transporte do lixo orgânico. A Ilha das Peças tem 313 moradores que produzem uma média de 450 gramas de lixo por pessoa/dia.
Leia mais:
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná
IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
Os moradores da Ilha enterram o lixo perto das casas. Segundo o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, isso pode prejudicar os terrenos e até as casas. ''Na temporada passada pedi que a Suderhsa (Superintendência de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) retirasse o lixo. Mas agora queremos achar uma solução definitiva'', afirmou.
Na Ilha do Mel, o presidente do IAP afirmou que recebeu uma série de reivindicaçãoes dos moradores, que inclui questões como saneamento básico.