A previsão da Petrobras é de concluir até o próximo dia 20 as obras de recuperação do oleoduto que liga a Refinaria Getúlio Vargas, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, ao Terminal de Paranaguá, no Litoral do Estado.
O duto se rompeu no dia 16 de fevereiro deste ano, num trecho que corta a Serra do Mar, na localidade de Carambiú, município de Morretes. Cerca de 15 mil litros de óleo diesel vazaram, atingindo a vegetação e rios da região. A empresa se eximiu da culpa pelo acidente, alegando que o rompimento se deu pela movimentação do solo, que tirou a sustenção da tubulação.
A primeira inspeção acusou 15 pontos da tubulação que precisavam ser trocados. Numa segunda vistoria foram identificados mais 20 trechos. A inspeção é feito com o uso de uma sonda que verifica os defeitos e mede a espessura das paredes das tubulações. Dos 96 quilômetros do duto, cerca de três quilômetros foram substituídos, inclusive, em seis pontos do trecho que fica dentro da Baía de Paranaguá. Quatro deles já foram reparados.
Leia mais:
Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná
Athletico tem fim triste e é rebaixado no ano do centenário
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Atraso nas concessões deteriora malha rodoviária em todo o Paraná
Leia mais da reportagem de Andréa Lombardo na edição desta sexta-feira da Folha de Londrina/Folha do Paraná