A Polícia Militar do Paraná (PMPR) informou que abordou 4.610 pessoas durante o carnaval no litoral do Estado, sendo que 141 adultos foram detidos e 13 adolescentes apreendidos. Os dados constam do relatório geral divulgado no final da manhã desta quarta-feira (13) pela corporação. As ações de fiscalização iniciaram às 18h de sexta-feira (8) e seguem até a meia noite de hoje.
"Esse foi um dos carnavais mais tranquilos do litoral e, com certeza, isso se deve ao policiamento bem planejado e bem aplicado e às mudanças de hábito da população", afirmou o comandante geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk.
Segundo ele, mais de um milhão de pessoas (entre população residente e flutuante) passaram o carnaval no litoral, sendo que, deste total, cerca de 500 mil curtiram as festas nos arredores dos trios elétricos, nas proximidades da orla ou em locais públicos de aglomeração de pessoas.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
O tenente-coronel Flávio José Correia, comandante do 9º Batalhão da PM e coordenador operacional da "Operação Verão Paraná", destacou que a corporação conseguiu colocar em prática tudo o que foi planejado para esses cinco dias. "Apesar do grande número de pessoas nas ruas, o número de ocorrências foi baixo no período, se comparado com o mesmo feriado do ano passado", disse.
A PM também abordou no litoral, no período, 2.245 veículos, sendo que destes 59 foram apreendidos por alguma irregularidade e um foi recuperado por ter sido roubado ou furtado. Os policiais militares deram assistência ou orientação a 22 pessoas e apreenderam uma arma de fogo, seis munições, 300 gramas de maconha, 173 gramas de cocaína, 23 pedras de crack, cinco comprimidos de ecstasy, além de algumas unidades de outras drogas.
As ações da Polícia Militar resultaram na lavratura de 39 flagrantes, três flagrantes de ato infracional (adolescentes), 87 termos circunstanciados (a maioria por perturbação do sossego ou da tranquilidade) e na emissão de 339 autos de infração urbanos (trânsito dentro dos balneários). Também houve 15 apreensões de objetos. "Recolhemos diversos aparelhos de som de pessoas que estavam atrapalhando o sossego das outras. Pelo número de chamados que recebemos sobre perturbação do sossego, observamos que a população está confiando mais na Polícia Militar", explicou Correia.