A "Operação Eleições", desencadeada pela Polícia Militar do Paraná (PMPR), registrou até às 8h desta segunda-feira (29) 12 ocorrências envolvendo ilícitos eleitorais em todo o estado. No total, 12 pessoas foram encaminhadas à Justiça Eleitoral, sendo uma presa em flagrante, nas cinco cidades onde aconteceu segundo turno: Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Cascavel e Maringá
O esquema de segurança da PM contou com mais de 3 mil policiais militares, dos quais 1.410 atuaram na capital e 550 em Londrina. "Apesar de historicamente os segundos turnos já serem mais tranquilos tivemos um pleito surpreendentemente tranquilo", afirmou o comandante-geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk.
Curitiba - Na parte da manhã, por volta das 10h30, dois homens, ambos de 36 anos, que estavam na rua Rio Guaíba (esquina com Rio Guaporé), nas proximidades do Colégio Estadual Pilar Maturana, no Bairro Alto, foram encaminhados, após denúncia de que estariam realizando boca de urna. "A PM apreendeu o material e advertiu-os, no entanto continuaram no local fazendo tumulto, e foi preciso encaminhá-los", contou o coronel. Eles foram levados ao Fórum Eleitoral no TRE por uma equipe do 20° Batalhão de Polícia Militar (20° BPM).
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Por volta do mesmo horário, outros dois homens (um de 23 e outro de 37 anos), foram abordados, nas proximidades do mesmo colégio, os quais foram encaminhados por estarem consumindo bebidas alcoólicas e por desordem. A equipe do 20° BPM já os havia advertido pela mesma situação. "Isso fere a resolução da Lei Seca, assinada pelo Secretário de Estado da Segurança Pública Cid Vasques, para o segundo tuno das eleições", disse o Comandante-Geral.
Maringá - Por volta das 16h, duas pessoas foram encaminhadas após realizarem boca de urna nas proximidades do Colégio Unidade Pólo. A solicitação foi feita pelo juiz eleitoral que, após constatar o crime eleitoral, requisitou a presença dos policiais militares.
Em outra zona eleitoral, na Escola Municipal Zuleide Samways Portes, uma mulher, de 25 anos, foi presa após agredir uma mesária. De acordo com os policiais que atenderam a ocorrência, ela tinha problemas psíquicos e foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal para procedimentos cabíveis.
Ponta Grossa - Entre as ocorrências de maior destaque está a prisão de um ex-candidato a vereador de Ponta Grossa, que estaria distribuindo panfletos e santinhos. De acordo com a PM, a equipe realizou patrulhamento e localizou um veículo Veraneio de cor vermelha, com os materiais. "Durante a vistoria, foi encontrada grande quantidade de material de divulgação de um candidato a prefeito. Tudo foi apreendido e encaminhado, juntamente com o condutor, ao Fórum Eleitoral para providências cabíveis", contou o coronel. Ele não quis informar quem seria o ex-candidato.
"Durante a vistoria no veículo foi encontrado grande quantidade de material de divulgação de um candidato a prefeito. Tudo foi apreendido e encaminhado, juntamente com o condutor, ao Fórum Eleitoral para providências cabíveis", conta o coronel. Após isso, o veículo foi encaminhado ao pátio do 1º Batalhão da PM, em Ponta Grossa. Esta situação foi registrada às 11h25 deste domingo.
Mais tarde, no Clube Verde, centro da cidade, um rapaz foi encaminhado ao cartório da PM para lavratura de termo circunstanciado após circular pela zona eleitoral carregando uma bandeira partidária.
Cascavel - Na cidade de Cascavel, às 13h40, uma mulher foi encaminhada por desacato ao mesário no Colégio Hermes Vesaro, bairro Santo Onofre; às 14h30 uma pessoa foi presa por boca de urna porque agitava uma bandeira de candidato no veículo, no bairro Brasília I, nas proximidades do colégio Maximiliano; mais tarde uma pessoa foi conduzida por consumir bebida alcoólica nas proximidades do Colégio José Henrique Teixeira, no bairro Morumbi; e às 16h30 foi encaminhada por filmar o momento em que estava votando.
Efetivo – O efetivo foi reforçado nas seguintes regiões e deverá assim permanecer até o final da contagem dos votos: o 1º Comando Regional da PM (1º CRPM/Curitiba) contou um efetivo de 1.410; o 2º Comando Regional da PM (2º CRPM/Londrina) contou com 550 policiais militares; o 3º Comando Regional da PM (3º CRPM/Maringá) contou 547 policiais militares; o 4º Comando Regional da PM (4º CRPM/Ponta Grossa), por sua vez, contou com 400 policiais militares, e o 5º Comando Regional da PM (5º CRPM/Cascavel) usou um efetivo de 300 policiais militares, totalizando 3.207 policiais militares.
Lei seca - Em relação à Lei Seca valeu a resolução nº 223/2012, assinada recentemente pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Cid Vasques, que resolve: "proibir, em todo o estado do Paraná, a venda, a compra e o consumo público de bebidas alcoólicas no período compreendido entre 6h e 18h do dia 28 de outubro de 2012".