A Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos no Paraná (Coesge) definiu o calendário de simulações e treinamentos para a segurança na Copa do Mundo 2014, em Curitiba. O documento será entregue para a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça.
Em fevereiro e março haverá reuniões internas das 15 oficinas temáticas e, em março, reunião de trabalho da Câmara Temática da Secretaria de Estado para Assuntos da Copa. Em maio, será realizado um Workshop de Operações Especiais, com ênfase em incidentes químicos e explosivos e, em agosto, serão feitos exercícios simulados para FanFest, Public View e eventos relacionados.
Em novembro, estão programados exercícios operativos de campo, em ambiente operacional controlado, onde protocolos de respostas são testados de maneira prática frente à cenários fictícios e interativos. Esse treinamento é para os Centros de Treinamentos, estádio, aparelho urbano de mobilidade, segurança de dignitários, escolta e batedores, acomodações, hotéis e pontos turísticos e comando de incidentes. As operações, envolvendo todas as forças de Segurança, com simulações, varreduras e fechamento de áreas específicas, estão programadas para o início de 2014.
Leia mais:
Vice-governador entrega residencial com 240 unidades em Londrina
Filme de ficção científica será rodado no final de novembro em Maringá
Operação de combate a incêndios do Paraná termina: 2024 já teve o dobro de ocorrências de 2023
Minha Casa Minha Vida autoriza a construção de 1.282 casas para 44 cidades do Paraná
"Estamos preparando os cursos que serão ministrados para os agentes de segurança privada, os stewarts, que serão contratados pela Fifa para fazer a segurança de alguns locais pontuados pelo Comitê Organizador Local", disse o delegado da Polícia Federal Roberto Mello Milaneze, presidente em exercício da Coesge/PR.
Segundo o secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha, a integração das forças de segurança ajudam no processo e no planejamento. "Tanto no setor preventivo como nos atendimentos de emergência possuímos protocolos que serão utilizados dentro das necessidades", afirmou.
Também participaram da reunião o major Adilson Luiz Correia dos Santos, da Secretaria da Segurança Pública, o capitão João Carlos Souza do Rosário, da Polícia Militar, o cabo Alexsander Medeiros, da Polícia Militar, Juliana Moschetta, da Polícia Civil, e Ivan Sampaio e Sheila Betina R. da Silveira, da Secretaria da Copa.