As praias paranaenses apresentam 42 pontos considerados impróprios para banho, de acordo com o terceiro boletim de balneabilidade da temporada, divulgado neste sábado (5) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Foram considerados na análise 49 locais na costa litorânea e mais 16 no interior, entre eles o reservatório da usina de Itaipu Binacional. No relatório anterior, do dia 28 de dezembro, dez pontos estavam inadequados.
Em Pontal do Paraná, nenhuma das oito praias monitoradas obteve avaliação positiva do IAP, enquanto em Matinhos a única das dez analisadas que está em condições de receber os veranistas é a Praia Mansa de Caiobá. Já em Guaratuba, que teve seis pontos monitorados, somente as águas à esquerda da Rua Ponta Grossa foram classificadas como próprias para banho.
As cidades de Antonina e Morretes também receberam avaliação negativa no quesito. Dos quatro pontos que constam no boletim, apenas o Rio Marumbi é visto como adequado.
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
A Ilha do Mel, que pertence ao município de Paranaguá, foi o local que apresentou mais pontos próprios para banho no litoral: as praias do Farol, de Fora e Grande, na Brasília, além de Encantadas, no Mar de Fora. Por outro lado, os locais em frente ao módulo policial e em direção ao trapiche, ambos na Baía de Encantadas, não foram considerados adequados.
Segundo o IAP, as fortes chuvas que caíram no litoral durante a semana e o grande movimento de veranistas contribuíram para a alteração na qualidade da água da região. "O aumento de concentração de Enterococcus, acima dos índices recomendados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), pode ter diversas causas, entre elas a contaminação pela presença de esgoto clandestino", diz trecho de nota do órgão.
Interior – Na costa oeste, onde estão localizadas as praias artificiais do reservatório de Itaipu, o IAP monitorou oito pontos. Destes, somente dois foram considerados impróprios: São Miguel do Iguaçu (60m à direita e 60m à esquerda) e Itaipulândia (meio da praia).
Já no Norte do Estado, as águas da praia do Rio Paranapanema, no município de Primeiro de Maio, localizado na região metropolitana de Londrina, foram avaliadas como adequadas pelo Instituto.
O IAP alerta para que os veranistas respeitem a sinalização indicativa nas praias e consultem a qualidade das águas no site http://www.iap.pr.gov.br ou nas barracas de informação, instaladas nas praias e no comércio local. A bandeira vermelha indica água imprópria para banho nos 100 metros, à esquerda e à direita da sinalização. A bandeira verde indica condição adequada. (Atualizado às 13h50)