Os tradicionais produtos de Páscoa (ovos, bombons, coelhos, chocolates em barra e colombas) foram pesquisados pelo Procon-PR, que encontrou diferenças de preço que podem chegar a 77% para o mesmo produto vendido em diversos estabelecimentos, como é o caso do ovo Talento Intense Amêndoas, da Garoto, n.º 15, com 240g, custando entre R$ 12,99 e R$ 22,99.
A coordenadora do órgão, Ivanira Gavião Pinheiro, divulgou o levantamento de preços, que inclui 153 itens pesquisados pelo órgão em nove supermercados de Curitiba, entre os dias 22 e 26 de março. As marcas pesquisadas foram: Nestlé, Kinder Ovo, Garoto, Lacta, Hersheys, Ferrero Rocher, Arcor, Bauducco e Visconti.
Ivanira explica que essas diferenças acabam pesando no bolso do consumidor e que a pesquisa, divulgada na página do Procon-PR na internet - www.pr.gov.br/proconpr - é um instrumento para auxiliar o consumidor na hora da compra. Ela alerta, porém, que os preços podem sofrer alteração.
Leia mais:
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná
IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
Orientações – "A compra de produtos para a Pácoa deve ser feita de maneira cuidadosa para que sejam evitados problemas", orienta a coordenadora. É preciso definir, em primeiro lugar, o tipo de ovo de Páscoa a ser comprado e depois realizar a pesquisa de preços. Outra recomendação é não levar as crianças para fazer as compras, pois, influenciadas pelo marketing de vendas, muitas vezes querem produtos que estão em moda, o que nem sempre representa uma boa relação entre custo e benefício.
Nos ovos de chocolate é preciso observar se o rótulo contém informações como data de validade, peso, composição e fabricante. O consumidor precisa ficar atento ao peso dos ovos, pois as numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos não são equivalentes entre as diversas marcas existentes. Além disso, é importante verificar quais os ingredientes que compõem o produto, uma vez que algumas doenças impedem aos seus portadores, por exemplo, a ingestão de açúcar ou glúten.
Verifique também se a embalagem está em boas condições, sem furos, amassados ou sinais de violação e se os ovos estão longe de produtos de limpeza e de fontes de calor. Se houver brinquedos no interior do ovo, a embalagem deve trazer o selo do Inmetro e a idade para a qual é recomendado. Ovos, bombons ou colombas de fabricação caseira devem seguir as mesmas regras dos produtos industrializados.
Os ovos de Páscoa estão sendo comercializados por alguns estabelecimentos em pagamentos parcelados. O consumidor deve se certificar sobre as vantagens e desvantagens desta opção. No caso do parcelamento, as informações de pagamento devem ser apresentadas ao consumidor de forma clara, precisa e ostensiva, com o preço à vista, número e valor da parcela, juros e valor final.
Tradição – A palavra "Páscoa" é de origem hebraica (Pessach) e significa passagem. Para os cristãos, ela tem o significado de renascimento. O costume de presentear nesta época começou na Antigüidade, nas celebrações da primavera, e os ovos eram de galinha, passaram a ser de madeira, depois de metais preciosos, sempre ornamentados e coloridos. No século XIX, os ovos passaram a ser de confeito e decorados, mas ainda não eram comestíveis como se conhece hoje.
Utilizado como um símbolo da festividade, o coelho, apesar de ser um mamífero, assumiu o papel de produtor e entregador dos ovos de Páscoa. Isso em razão da sua rápida capacidade de reprodução. Já o ovo, representa o surgimento da vida e a origem do mundo. Daí sua relação com a ressurreição, comemorada nesta época.