Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Compromisso

Prefeitos querem acabar com o analfabetismo no PR

Agência Estadual de Notícias
21 jun 2007 às 18:34

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os prefeitos paranaenses aderiram ao compromisso de superar o analfabetismo no Estado nos próximos anos. A carta de compromisso foi apresentada pelo secretário da Educação, Mauricio Requião, à Associação dos Municípios do Paraná e à União dos Secretários Municipais de Educação do Paraná, durante a solenidade de assinatura de convênios para repasse de recursos para o transporte escolar, nesta quarta-feira (20), em Curitiba. "Estamos a um passo de superar o analfabetismo no Estado, nunca essa possibilidade foi tão concreta", afirma Mauricio Requião.

De acordo com Mauricio, o Censo do IBGE de 2005 aponta significativa redução no número de analfabetos no Paraná em relação a 2000. Mas a pesquisa ainda não apresenta os resultados do programa Paraná Alfabetizado de 2004 a 2006. "Em 2000, eram 650 mil pessoas não alfabetizadas no Estado, em 2005 o número reduziu para 540 mil, ou seja, 5,2% da população", explica o secretário. "Há possibilidade de, talvez dentro de dois anos, estarmos com índices de alfabetização considerados civilizados no Paraná", afirma. A Unesco considera aceitável 3% de analfabetos na população. Na América Latina, apenas Cuba e Venezuela atendem a esse índice.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Mauricio, nos últimos três anos o Paraná adquiriu competência para alfabetizar adultos em grande quantidade. "Nós temos professores preparados para realizar a alfabetização de jovens e adultos, que é diferente da alfabetização de crianças, e temos recursos em caixa para pagar esses professores", argumenta. "Hoje temos a possibilidade de realizar o que tantas gerações de brasileiros e paranaenses tentaram e não conseguiram", ressalta o secretário.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bateu em carreta

Jovem morre em acidente com motocicleta na BR-376 em Marilândia do Sul

Imagem de destaque
Reajuste

Piso regional do Paraná tem novos valores e chega até R$ 2,2 mil

Imagem de destaque
Aperfeiçoamento

Governo do estado promoverá 'pente fino' para apurar fraudes no Nota Paraná

Imagem de destaque
controle de temperatura

Nova estufa climatizada da UENP traz ganho acadêmico e para pequenos produtores


O programa Paraná Alfabetizado, que está em sua quarta edição, tem aproximadamente 4.500 turmas formadas e a meta de alfabetizar 100 mil pessoas em 2007. Nas três primeiras edições, foram atendidas mais de 130 mil pessoas pelo programa, que em 2005 recebeu a medalha Paulo Freire, prêmio concedido pelo Ministério da Educação por sua relevância social.


Diferentemente dos anos anteriores do programa, a matrícula poderá ser feita em qualquer tempo, pois serão abertas novas turmas de acordo com a procura. "Quem conhecer uma pessoa não alfabetizada, que tenha interesse em estudar, deve orientá-la a procurar o colégio estadual mais próximo ou, ainda, ligar gratuitamente para o número 0800-416200", afirma o coordenador do Paraná Alfabetizado, Wagner Roberto do Amaral. Mais informações estão disponíveis no site do programa (www.paranaalfabetizado.pr.gov.br).

Outra novidade desta quarta edição do programa de alfabetização paranaense é que cada aluno receberá um livro didático público. "O livro é importante como uma ferramenta que vai ajudar no exercício da leitura", explica Amaral. O livro, intitulado "Um Dedo de Prosa", é composto por textos de pessoas alfabetizadas pelo programa, poesias, fotografias e pinturas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo