Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Compromisso

Prefeitos querem acabar com o analfabetismo no PR

Agência Estadual de Notícias
21 jun 2007 às 18:34

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os prefeitos paranaenses aderiram ao compromisso de superar o analfabetismo no Estado nos próximos anos. A carta de compromisso foi apresentada pelo secretário da Educação, Mauricio Requião, à Associação dos Municípios do Paraná e à União dos Secretários Municipais de Educação do Paraná, durante a solenidade de assinatura de convênios para repasse de recursos para o transporte escolar, nesta quarta-feira (20), em Curitiba. "Estamos a um passo de superar o analfabetismo no Estado, nunca essa possibilidade foi tão concreta", afirma Mauricio Requião.

De acordo com Mauricio, o Censo do IBGE de 2005 aponta significativa redução no número de analfabetos no Paraná em relação a 2000. Mas a pesquisa ainda não apresenta os resultados do programa Paraná Alfabetizado de 2004 a 2006. "Em 2000, eram 650 mil pessoas não alfabetizadas no Estado, em 2005 o número reduziu para 540 mil, ou seja, 5,2% da população", explica o secretário. "Há possibilidade de, talvez dentro de dois anos, estarmos com índices de alfabetização considerados civilizados no Paraná", afirma. A Unesco considera aceitável 3% de analfabetos na população. Na América Latina, apenas Cuba e Venezuela atendem a esse índice.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Mauricio, nos últimos três anos o Paraná adquiriu competência para alfabetizar adultos em grande quantidade. "Nós temos professores preparados para realizar a alfabetização de jovens e adultos, que é diferente da alfabetização de crianças, e temos recursos em caixa para pagar esses professores", argumenta. "Hoje temos a possibilidade de realizar o que tantas gerações de brasileiros e paranaenses tentaram e não conseguiram", ressalta o secretário.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto

Imagem de destaque
Ano letivo de 2025

Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual


O programa Paraná Alfabetizado, que está em sua quarta edição, tem aproximadamente 4.500 turmas formadas e a meta de alfabetizar 100 mil pessoas em 2007. Nas três primeiras edições, foram atendidas mais de 130 mil pessoas pelo programa, que em 2005 recebeu a medalha Paulo Freire, prêmio concedido pelo Ministério da Educação por sua relevância social.


Diferentemente dos anos anteriores do programa, a matrícula poderá ser feita em qualquer tempo, pois serão abertas novas turmas de acordo com a procura. "Quem conhecer uma pessoa não alfabetizada, que tenha interesse em estudar, deve orientá-la a procurar o colégio estadual mais próximo ou, ainda, ligar gratuitamente para o número 0800-416200", afirma o coordenador do Paraná Alfabetizado, Wagner Roberto do Amaral. Mais informações estão disponíveis no site do programa (www.paranaalfabetizado.pr.gov.br).

Outra novidade desta quarta edição do programa de alfabetização paranaense é que cada aluno receberá um livro didático público. "O livro é importante como uma ferramenta que vai ajudar no exercício da leitura", explica Amaral. O livro, intitulado "Um Dedo de Prosa", é composto por textos de pessoas alfabetizadas pelo programa, poesias, fotografias e pinturas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo