A decisão do governador Roberto Requião de estimular as prefeituras do Paraná a implantar e executar Planos Diretores já fez com que 108 municípios aderissem ao programa da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Paranacidade.
A meta do Governo do Paraná é alcançar a totalidade de seus municípios com planos diretores até 2006, como determina o Estatuto da Cidade. De acordo com o documento, o plano diretor é obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes ou com áreas de interesse turístico, aglomerações urbanas e de impacto ambiental.
A intenção do Governo, no entanto, é que todos os municípios paranaenses sejam planejados desde o início do seu desenvolvimento. Para isto, o governador Roberto Requião assinou um decreto que define o Plano Diretor obrigatório para todos os municípios que desejam captar recursos de financiamento para obras de infra-estrutura urbana e de serviços.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Outra preocupação da Sedu/Paranacidade é gerar empregos. Um programa de desenvolvimento institucional, iniciado em 2003, já está implantado em 150 municípios do Paraná. Para os 18 municípios que iniciaram o programa, já foram desenvolvidos 136 planos de negócios. Para os demais, foram iniciados 252 planos. Cada iniciativa, calcula o Governo, gera pelo menos três novos empregos.
Informações da AEN