O primeiro ecoponto, no Jardim Piatã em Maringá, já em funcionamento, é mais uma ação sustentável da Prefeitura para destinação correta de resíduos. Em visita no local nesta terça (14), o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, junto com os secretários Marco Antônio de Azevedo (Meio Ambiente) e Antônio Padilha (Serviços Públicos), disse que o espaço promoverá responsabilidade individual sobre o lixo produzido e geração de renda às cooperativas.
Dois contêineres de 12 metros, com repartições para cada material, foram instalados no local para receber recicláveis e inservíveis, como eletrônicos, resíduos de construção civil e volumosos (móveis, sofás, colchões). Ulisses Maia lembra que ao lado foram construídos Meu Campinho, Viveiro de Flores e nos próximos dias iniciará a obra no Parque Linear Piatã. "Antes, o local era de destino incorreto de lixo, problema contemporâneo que enfrentamos, mas transformamos o espaço em área de convivência e local sustentável”, afirma Ulisses.
"Vamos testar um modelo e fazer as adaptações necessárias para então replicá-lo em outros cinco ecopontos que serão instalados ao longo do ano”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Bem-estar Animal, Marco Antônio. Uma van da educação ambiental fica no local para orientar o cidadão. Os resíduos serão coletados diariamente e encaminhados para a destinação adequada pela Secretária de Serviços Públicos (Semusp). Cada material tem um limite semana/ mensal por pessoa. Veja o manual do ecoponto aqui.
Leia mais:
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Ecoponto: Rua Rio Samambaia, esquina com a avenida Tuiuti