Alunos do projeto Trilha Jovem promovem na próxima semana atividades voltadas a concientização da comunidade e de turistas que visitam as Cataratas. Para a comunidade serão entregues sacolinhas de lixo na Ponte da Amizade. já os turistas serão orientados a não alimentar os quatis e sobre a necessidade de revitalização do Marco das Três Fronteiras, entre outros temas. Essas atividades marcam o encerramento do primeiro módulo do projeto, que teve início em agosto, nas instalações do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
Implantado em Foz do Iguaçu pelo Instituto Pólo Internacional Iguassu, com o apoio da Unioeste, Ministério do Turismo, Conselho Municipal do Turismo (Comtur), Secretaria Municipal de Ação Social, Foztrans e empresas de transporte coletivo de Foz do Iguaçu, o projeto Trilha Jovem está preparando 120 estudantes para ingressarem no mercado de trabalho no setor de turismo. Nesta primeira etapa do projeto, os alunos participaram de oficinas teóricas sobre o desenvolvimento do turismo e patrimônio histórico, cultural e natural. Eles também tiveram aulas de inglês, teatro, informática e outras atividades complementares.
O projeto - O Trilha Jovem é um projeto desenvolvido pelo Instituto de Hospitalidade e teve início em Salvador (BA), onde já capacitou 600 jovens. Este ano, o projeto foi implantado em mais quatro cidades brasileiras: Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. A previsão é atuar.
Leia mais:
Pais de Karoline e Luan pedem indenização de quase R$ 2 milhões ao Governo do Paraná
Provas do concurso da Sanepar serão aplicadas em nove cidades do Paraná neste domingo
Idoso morre após ser atropelado por caminhonete na BR-369, em Jataizinho
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
"O Trilha Jovem promove uma formação ampla, fazendo com que os participantes cheguem ao mercado de trabalho altamente qualificados para atuarem nas mais diversas áreas do setor", explica a coordenadora pedagógica nacional do Projeto, Mariah Oliveira.
Segunda etapa - Desde o início da semana, Mariah está em Foz acompanhando o andamento do Trilha Jovem, que a partir do dia 13 entra no segundo módulo, com atividades mais práticas. Nesta etapa do projeto, os alunos vão trabalhar em três áreas: Alimentos e Bebidas, Hospedagem e Viagem e Turismo.
Além das aulas teóricas, os alunos vão participar de oficinas práticas, onde vão conhecer, detalhadamente, como funciona cada uma das áreas. Como o objetivo é promover a excelência nos serviços, cada aluno terá que optar por uma das três áreas. Ao final das oficinas, eles serão encaminhados para empresas do setor, onde terão a oportunidade de vivenciar a nova profissão.