Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Possíveis mudanças

Projeto de acordo de leniência pode 'enterrar' Lava Jato, diz MPF

Mariana Franco Ramos - Grupo Folha
10 nov 2016 às 10:02
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A aprovação do projeto de lei 3.636/2015, que altera as regras para os acordos de leniência, pode "enterrar" ou "ferir de morte" a Lava Jato. A avaliação é dos procuradores da república Deltan Dallagnol e Carlos Fernando dos Santos Lima, que integram a força-tarefa da operação. Eles concederam entrevista coletiva na quarta-feira, na sede do Ministério Público Federal (MPF), em Curitiba, para criticar a tramitação da matéria "a toque de caixa" na Câmara. Também nessa quarta-feira (9), os deputados federais votariam um requerimento de urgência, entretanto, diante da repercussão negativa, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acabou adiando a análise.

O acordo de leniência é uma espécie de delação premiada voltada às empreiteiras. O objetivo é obter informações de pessoas físicas e jurídicas acusadas de ilícitos, em troca da redução de punições. A maior reclamação do MPF é quanto ao substitutivo apresentado pelo relator e líder do governo, André Moura (PSC-SE), que exclui automaticamente a punibilidade de quem assinar o compromisso. O texto também permite que a Controladoria-Geral da União (CGU) negocie diretamente com as empresas, sem a participação do MPF e a fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Segundo Dallagnol, que coordena a força-tarefa, a mudança na regra concederia uma ampla anistia a graves crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro, inclusive por investigados no esquema de desvio de recursos da Petrobras. "Quem seria salvo com esse tipo de acordo? Diretamente, todas as pessoas vinculadas às empreiteiras, porque a punibilidade seria extinta. Agora, indiretamente seriam salvas todas as pessoas no Brasil e no exterior que fossem apontadas como criminosas na negociação (…) A nossa perspectiva é de que, se aprovado o substitutivo que circulou, a Lava Jato estará ferida de morte", afirmou. De acordo com ele, mesmo com a suspensão, ainda há o temor de que o texto passe pelo plenário rapidamente a qualquer momento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avicultura

Em liderança folgada, Paraná abate 34% dos frangos no Brasil

Imagem de destaque
1,9 mil produtos avaliados

Produtores do Paraná são destaque no Mundial do Queijo com 55 premiações

Imagem de destaque
Edição 2024

Expoingá chega aos 50 anos e quer movimentar mais de R$ 600 milhões

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça suspende julgamento de bolsonarista acusado de matar petista em Foz

Leia mais na edição desta quinta-feira da Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade