O Ciclolazer Curitiba, novo projeto de ciclismo desenvolvido pela prefeitura da capital, será implantado no próximo domingo (14), na Avenida Cândido de Abreu, no bairro Centro Cívico. O circuito funcionará todos os domingos, das 8 às 16 horas, ligando o Passeio Público à Praça Nossa Senhora de Salete, em substituição à antiga Ciclofaixa, desativada no dia 3 de fevereiro deste ano.
Segundo o poder público municipal, o formato do circuito ciclístico foi discutido entre a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a Urbs, a Guarda Municipal e também com cicloativistas e professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Agora, não haverá mais faixas pintadas no asfalto para delimitar o espaço. A sinalização será feita com cones e ajuda de agentes da Setran. O Ciclolazer também vai servir para unir as ciclovias já existentes na região, que interligam o Passeio Público e o Parque São Lourenço.
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
Nas extremidades do circuito, serão montadas barracas com atividades como circuito de habilidades infantil, bike escola, bike oficina, educação para o trânsito, programa Ciclovida (UFPR), mostra de estudos acadêmicos da UFPR, gincana, exposições de ciclismo, cinebike, ações sociais e de recreação.
Desativado - De acordo com a prefeitura, o Ciclofaixas de Lazer foi desativado em razão das críticas que vinha recebendo de usuários e cicloativistas desde a sua implantação, em outubro de 2011. A baixa procura pelos ciclistas também teria pesado na decisão de extinção da rota central. Nos dois primeiros meses deste ano, a média de utilização aos domingos foi de 274 pessoas.