O Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Londrina, foi premiado pelo Ministério da Cultura com o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade criado, em 1987, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ligado ao ministério.
O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, disse hoje (dia 31) que a premiação é muito importante para a política cultural do município. "Isso mostra o reconhecimento à política pública que desenvolvemos e amplia a visibilidade do programa em nível nacional." A entrega do prêmio será feita em Brasília, no dia 10 de dezembro.
Ao todo, a premiação é feita em seis categorias: apoio institucional e financeiro, na qual Londrina foi a vencedora; divulgação; educação patrimonial; inventário de acervos e pesquisa; preservação de bens móveis e imóveis; proteção do patrimônio natural e arqueológico.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
A diretora de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, Vanda de Moraes, explicou que o Promic concorreu ao prêmio tendo como base os 15 projetos de produtores independentes da área de preservação histórica financiados em 2002. Ela informou que os projetos somam R$ 237.104,47, ou seja, 8% do total movimentado ano passado.
Vanda disse que os projetos abordam, por exemplo, a arquitetura "art deco" de casas da década de 40 na região central; publicação de livros resgatando aspectos da arquitetura no período da colonização; recuperação das capelas São Miguel Arcanjo (patrimônio Heimtal, região norte) e Divino Espírito Santo (distrito rural Espírito Santo, região sul); Museu Virtual do Patrimônio Urbano e elaboração de CD-ROM sobre as praças do centro da cidade.Como prêmio, o Promic vai receber certificado, troféu e R$ 6 mil.
Fonte: Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina