Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Unanimidade

Promotora é punida por demora em processo no PR

Redação Bonde e CNMP
17 set 2009 às 16:17

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu em sessão realizada ontem (16), por unanimidade, aplicar a pena de advertência escrita à promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná Margareth Mary Pansolin Ferreira, por descumprimento injustificado de prazos processuais. A promotora deixou de apresentar alegações finais em ação penal por oito anos, de 2000 a 2008, e também de oferecer denúncia-crime nos autos de inquérito policial, entre 2004 e março de 2008.

O caso foi apurado no Ministério Público do Paraná, que reconheceu a falta funcional da promotora pela "impontualidade no cumprimento dos prazos processuais," mas entendeu que não poderia ser aplicada qualquer penalidade, pois a pretensão punitiva já estaria prescrita. Diante da situação, o corregedor-geral do MP do Paraná protocolou no CNMP pedido de revisão disciplinar, que foi distribuído para a conselheira Maria Ester Henriques Tavares.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Em seu voto, a conselheira Maria Ester considerou que a falta funcional cometida pela promotora de Justiça deu-se de forma continuada, uma vez que os autos permaneceram no poder dela, por iniciativa própria, desde o ano 2000, no caso das alegações finais, e desde 2004, no caso das denúncias, sem o oferecimento da manifestação devida. A conselheira ainda acrescentou que "a desídia se configura exatamente com a continuidade da falta cometida, ou seja, a perda dos prazos foi apenas o início da falta, cuja permanência se deu em razão da ausência de manifestação da promotora, mesmo estando os autos em seu poder todo esse tempo."

Leia mais:

Imagem de destaque
2.424 oportunidades em Londrina

Agências do Trabalhador do Paraná têm 21,7 mil vagas disponíveis

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Por unanimidade, o Plenário do CNMP acatou o voto da relatora para revisar a decisão de arquivamento proferida no MP/PR e determinar a aplicação, de forma reservada e por escrito, da pena de advertência à promotora de Justiça Margareth Mary Pansonlin Ferreira, conforme determina a lei estadual do Paraná para este caso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo