A Promotoria de Justiça em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, instaurou nesta semana procedimento extra-judicial na área do Patrimônio Público, visando à adequação do Portal da Transparência da Prefeitura Municipal. O objetivo é verificar se o site atende ao princípio constitucional da publicidade e à Lei de Acesso à Informação.
Segundo o promotor de Justiça Márcio Soares Berclaz, o portal do município deverá conter todas as informações necessárias para que a população acompanhe as atividades do município, incluindo, dentre outros itens, publicações oficiais, consulta à legislação, dados que permitam controle e contato com servidores públicos, bem como cópia
integral de licitações e contratos administrativos.
Berclaz destaca que já havia cobrado providências do poder público nesse sentido, durante reunião realizada no último dia 4. O promotor salienta ainda que, durante o lançamento do Movimento Paraná Sem Corrupção, no início do mês, "diversos estudantes e presentes questionaram e reclamaram quanto à falta de informações adequadas no site dos Municípios e Câmara de Vereadores".
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
A Promotoria argumenta que, considerando o princípio constitucional da publicidade (artigo 37 da Constituição Federal) e a Lei de Acesso à Informação, e tendo em vista que a informação é uma das principais ferramentas de prevenção e combate à corrupção e improbidade administrativa, o poder público precisa atualizar e complementar as informações atualmente disponibilizadas na sua página oficial.