O governador Ratinho Júnior (PSD) anunciou, no fim da tarde desta sexta-feira (5), que vai permitir o retorno das atividades nao essenciais a paritr da próxima quarta-feira (10), mas com horário restrito. As aulas presenciais também poderão voltar na mesma data, desde que de modo híbrido, nas escolas particulares.
O anúncio foi feito às vésperas de o decreto estadual que endureceu a quarentena em todo o Paraná "caducar" - o retorno estava previsto, inicialmente, para a segunda-feira (8). Entretanto, havia o receio de que a proibição de atividades não essenciais fosse prorrogada por mais tempo.
O retorno dessas atividades comerciais será permitido com funcionamento do comércio entre as 10h e 17h. Ratinho justificou a restrição de horário como uma forma de evitar aglomerações em transporte público.
Leia mais:
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná
IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
Em relação às aulas presenciais, serão permitidas em modelo híbrido - ou seja, com parte dos alunos em casa, com ensino virtual. Na rede estadual, o retorno, nos mesmos moldes, se dará a partir do dia 15 de março.
O toque de recolher permanecerá das 20h às 5h, com proibição de comércio de bebidas alcoólicas nestes horários. A justificativa é que, além de reduzir aglomerações, também reduz acidentes, que demandam atendimentos hospitalares, desafogando o sistema de saúde.
Na mesma transmissão, o governador anunciou linhas de crédito para microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas e para o setor do turismo, além de novidades nos leitos hospitalares. Leia na Folha de Londrina.