As 22 regionais de saúde do Estado do Paraná estão ligadas ao Programa de Fornecimento de Remédios do Ministério da Saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza uma lista de 170 remédios que são fornecidos gratuitamente.
O acesso à cesta de medicamentos, quase sempre de uso contínuo, é um direito dos pacientes que não têm condições de bancar tratamentos caros.
Segundo a chefe da 2ª Regional da Secretaria de Estado da Saúde, Marinalva Gonçalves, a relação de medicamentos deve estar presente em todo consultório. O médico preenche um protocolo com o prontuário do paciente e envia a documentação com receita em três vias para a Secretaria.
Leia mais:
Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias
Região Sul do Brasil tem previsão de tempestade para o final de semana
UEM divulga edital para a contratação de 65 professores por meio de teste seletivo
BR-376 em Sarandi será interditada para obra de novo viaduto no domingo
Mesmo os usuários que foram atendidos em consultório particular ou através de um plano de saúde também têm direito aos medicamentos. Nestes casos, é avaliado o peso que os remédios representam no orçamento do paciente.Para garantir os 170 itens da lista de medicamentos do Ministério da Saúde são gastos mensalmente R$ 4 milhões. A metade é de responsabilidade do governo estadual.