Foi apresentado nesta segunda-feira (31), na Assembleia Legislativa, requerimento da deputada Rosane Ferreira (PV) propondo alteração na Lei nº 15.876. Sancionada em julho de 2008, a lei de autoria da própria parlamentar, instituiu o direito a meia-entrada aos professores da rede pública e privada de ensino em todo o estado do Paraná, em estabelecidos e/ou casa de shows, praças esportivas ou similares que promovam espetáculo de lazer, entretenimento e difusão cultural.
Na justificativa do documento, que altera artigos do projeto original, a parlamentar explica que estabelecimentos comerciais, que possuem sede fora do Paraná, vêm se recusando a cumprir a lei. Rosane destaca que a maioria dos estabelecimentos atingidos pelos efeitos da lei atendem e compreendem o seu alcance social, mas que, especificamente, uma rede de cinemas se contrapõe e desrespeita a determinação, negando aos educadores o acesso às salas de cinema com o pagamento da meia-entrada.
O requerimento propõe alterações no Art. 4º do Projeto de Lei 15876, estabelecendo a cassação do registro comercial do estabelecimento comercial que descumprir a determinação. E acrescenta no Art. 5º que a omissão da autoridade competente para que a norma seja cumprida será caracterizada como crime de responsabilidade.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Antes de ser votado em Plenário, o projeto de lei segue análise das comissões permanentes da Casa (com assessoria da Assembleia Legislativa).