Assim como a Capital, a Região Metropolitana de Curitiba registrou queda no número de homicídios culposos no trânsito em 2012, na comparação com 2011, revela estatística da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) do Paraná. Com 33% a menos de mortes no trânsito, as cidades da Grande Curitiba tiveram a maior queda do estado.
Em 2012 foram 124 mortes nas ruas e rodovias das cidades da Região Metropolitana de Curitiba, enquanto em 2011 o índice foi de 185. Foi o índice mais baixo registrado desde 2007, quando a SESP iniciou a divulgação dos relatórios de estatísticas de segurança pública do Paraná. Antes disso, o menos índice foi em 2009, quando foram 165 mortes.
Campo Largo foi a cidade com mais mortes no trânsito, segundo o balanço da SESP. Em 2012, o município registrou 23 pessoas mortas, seguida de São José dos Pinhais, com 20 homicídios culposos, e Colombo, que teve 18 casos.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Para o professor e pesquisador do curso de mestrado e doutorado em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Carlos Hardt, a queda na RMC pode ser um reflexo do que ocorre na cidade de Curitiba, por causa do aumento da frota urbana de veículos.
"O trânsito se integra muito na região metropolitana. Há problemas de trânsito nas cidades tanto quanto na Capital, o que faz a velocidade média dos veículos caírem", explica. Porém, segundo o professor, isso também pode estar aliado a um possível aumento de conscientização dos motoristas no trânsito.