Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Salas de aula terão números mínimo e máximo de alunos

Redação - Folha do Paraná
14 fev 2001 às 20:04

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Resolução da Secretaria de Educação do Estado vai limitar a quantidade de alunos em sala de aula. A secretária Alcione Saliba está finalizando estudos para definir os números máximo e mínimo das turmas, que podem até ser extintas e reunidas numa mesma série. De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, a resolução anterior, de janeiro de 1996, não tinha critérios claros para impedir a superlotação porque não previa o número máximo de alunos.

A medida vai atingir os ensinos médio e supletivo, 1ª a 8ª séries e educação especial. Cerca de 4,2 mil turmas (11% do total) com menos de 25 alunos cada vão ser afetadas pelas modificações. Como a resolução ainda depende dos últimos ajustes, a assessoria não divulgou quais serão os parâmetros para cada série. No entanto, o tamanho das salas de aula deve ser levado em conta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Num espaço com 48 metros quadrados, o limite para o ensino médio pode ser de 45 alunos, por exemplo. A maior parte das salas do Estado têm entre 48 e 36 metros quadrados. Em situações onde duas turmas de uma mesma série não reunirem o número mínimo de estudantes, a secretaria vai determinar que todos sejam colocados numa única sala.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário

Imagem de destaque
Região

Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras


Se sobrarem pequenos grupos de alunos, devem ser criadas turmas menores ou optar pela transferência para outras salas e escolas. Caso algum aluno seja prejudicado pelas mudanças, como horário e distância da nova escola, a secretaria promete analisar cada situação. ""As exceções serão tratadas isoladamente"", garante a assessoria de imprensa.


Um dos fatos que chamou a atenção no começo do ano letivo foi a superlotação de algumas salas de aula. Cerca de 6% das séries tinham mais de 50 alunos, o que segundo a secretaria, causou confusão na hora de acomodar todos os estudantes. Os índices oficiais apontam que 83% das escolas estaduais têm entre 26 e 45 alunos por turma, dentro do que foi estabelecido pelo Ministério da Educação.

A resolução da secretaria Alcione Saliba deverá ser enviada ainda hoje para publicação no Diário Oficial. As alterações estavam sendo estudadas desde dezembro. Apesar das medidas ainda não terem sido implementadas, a secretaria informou que nenhuma escola do Estado recebeu autorização para superlotar as salas de aula.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo