Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Após desastre de Mariana (MG)

Samarco protocola Plano de Recuperação de Áreas Degradadas de Fundão

Fernanda Guimarães - Agência Estado
12 jan 2017 às 17:50

Compartilhar notícia

- Léo Rodrigues/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Samarco protocolou na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) de Fundão, em Mariana (MG). De acordo com a companhia, o documento apresentado propõe diretrizes baseadas em estudos geotécnicos para recuperação ambiental do local, incluindo a estabilização definitiva das encostas, das estruturas e dos rejeitos remanescentes, além de contemplar a revegetação da área.

"A proposta apresentada pela Samarco no PRAD consiste na utilização de material arenoso estabilizando a área e criando uma superfície regular e segura, que permitirá o acesso para as ações de revegetação", destaca a Samarco em nota. As ações previstas no plano só serão iniciadas após análise e aprovação da Semad.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ainda segundo a Samarco, todas as estruturas existentes no Complexo de Germano da Samarco estão estáveis, mas há 3 milhões de metros cúbicos de rejeitos remanescentes em Fundão que precisam ser estabilizados definitivamente. "Nesse contexto, o preenchimento com material arenoso e posterior revegetação foi considerado pela Samarco a forma mais eficiente para viabilizar a recuperação ambiental da área", de acordo com a companhia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário

Imagem de destaque
Região

Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras


A mineradora diz ainda que conforme o plano apresentado o material arenoso será contido dentro de Fundão pelo dique Eixo 1, que será construído com metodologia adequada, como solo compactado. "A estrutura não utilizará a mesma tecnologia de construção da antiga barragem de Fundão, de alteamento a montante com uso de rejeitos", frisa a Samarco.

A empresa destaca ainda que a solução apresentada no plano "não caracteriza a utilização de Fundão como barragem" e que está apresentando soluções alternativas para disposição de rejeitos dentro dos processos de licenciamento da Cava de Alegria Sul e do licenciamento operacional corretivo (LOC) do Complexo de Germano.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo