Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Oeste paranaense

Sanepar constata aumento no furto de hidrômetros

Redação - Folha de Londrina
29 out 2003 às 14:12

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Sanepar constatou aumento no roubo de hidrômetros em algumas cidades do Oeste do Paraná, o que tem provocado prejuízos para a empresa e, rincipalmente, para os usuários do sistema. Cada caso está sendo registrado nas delegacias de polícia.

Os hidrômetros têm mercado exclusivo no setor de saneamento e não têm outra utilidade para esses equipamentos, segundo a Sanepar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o que foi apurado até agora, os hidrômetros são retirados tanto de dia quanto à noite.

Leia mais:

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável

Imagem de destaque
Oportunidade

Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas


Em Cascavel, de março a setembro, 85 usuários tiveram os equipamentos de medição de água furtados de suas casas. Desde o dia primeiro de outubro, mais 51 clientes informaram à Sanepar sobre o desaparecimento do hidrômetro.

Publicidade


Em Toledo, a Sanepar registrou a ocorrência de 54 casos no período de 29 de setembro a 28 de outubro.


Os moradores de Foz do Iguaçu também têm sofrido com a ação dos vândalos. Somente no mês passado, 23 equipamentos foram suprimidos dos imóveis.

Publicidade


Para a Sanepar, o dano maior é a perda de dados, que dificulta a leitura e emissão das contas. Além dos prejuízos para a empresa, os moradores também são prejudicados porque ficam sem o abastecimento e terão que pagar por um novo hidrômetro.


De acordo com o contrato de prestação de serviços, o usuário é responsável pela guarda do equipamento. A empresa alerta a população para que tome o máximo de cuidado e se previna contra a ação dos vândalos.

Publicidade


Manter os portões fechados e impedir o acesso de pessoas estranhas são medidas que podem auxiliar na proteção dos equipamentos. As pessoas precisam defender esse patrimônio que está sob sua responsabilidade.


A retirada do hidrômetro só é feita pela Sanepar nas seguintes situações: quando o cliente solicita; quando a conta estiver com atraso de 90 dias; por irregularidade na ligação ou quando o hidrômetro precisa ser substituído. Nestes casos, as equipes colocam outro medidor de água imediatamente. Estes serviços são todos executados durante o dia.

Publicidade


Vale lembrar, ainda, que os empregados da Sanepar ou das suas prestadoras de serviços utilizam uniforme e crachá de identificação. Se alguém se apresentar de outra forma, a empresa orienta o morador para chamar a polícia imediatamente e informar a Sanepar pelo telefone 195.


O delegado de Cascavel, Valmir Soccio, informou que a polícia já iniciou as investigações e que possui algumas pistas sobre os ladrões e receptadores.

Publicidade


Para quem comete a infração, a pena é de detenção e pode variar de um a quatro anos. Se a pessoa for enquadrada em crime de estelionato, se apresentando como funcionário da Sanepar, pode pegar de um a cinco anos de cadeia. Para quem recepta os produtos furtados, a lei prevê também pena de detenção de um a cinco anos.


O delegado-adjunto de Toledo, Nabuo Nagasse, informou que as investigações também já estão encaminhadas e que alguns suspeitos já estão sendo acompanhados pela polícia.

Fonte: Agência Estadual de Notícia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo