Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Paraná

Saúde faz treinamento para evitar hantavirose

Redação - Bonde
03 out 2002 às 15:37

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Técnicos do Centro de Saúde Ambiental da Divisão de Zoonoses da Secretaria Estadual da Saúde realizam nesta sexta-feira, em Cascavel, um treinamento com as equipes de Vigilância Sanitária e Epidemiológica dos municípios da região, médicos e técnicos do Ibama, IAP e Delegacia Regional do Trabalho. O objetivo é reforçar as ações de prevenção e combate à hantavirose, doença emergente transmitida pela urina e fezes de ratos silvestres.

"Esta será uma oportunidade para revermos todas as ações já tomadas. Vamos sensibilizar os profissionais envolvidos para que fiquem atentos ao diagnóstico precoce da doença a fim de evitar novos casos", explica Giselia Rubio, chefe da divisão de Zoonoses da secretaria. "Além disso, sempre é feita distribuição de panfletos em todas as regionais de saúde do Estado, contendo informações sobre a construção de acampamentos e paióis para evitar que os ratos circulem em ambientes domésticos."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os próximos treinamentos estão previstos para as regiões de Curitiba, Guarapuava e Pato Branco. "É importante que médicos, profissionais da saúde, empresários do setor madeireiro e, principalmente, os trabalhadores tenham informações para ajudar na prevenção e fazer o tratamento adequado, quando for o caso", diz o secretário da Saúde, Luiz Carlos Sobania.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


No ano passado ocorreram 33 casos de hantavirose no Estado e 13 óbitos. Este ano, fora registrados seis casos (dois em General Carneiro, um em Inácio Martins e um em União da Vitória), com a recuperação dos pacientes, e dois óbitos (em Catanduvas e em General Carneiro).

A hantavirose é causada por um vírus existente na urina, fezes e saliva de ratos silvestres. Os sintomas da hantavirose podem ser confundidos com os da gripe. A pessoa infectada pelo vírus apresenta febre, dores de cabeça e no corpo. Tem tosse seca e dificuldade para respirar. Em alguns casos pode também apresentar náuseas, vômito, cólicas abdominais e diminuição da urina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo