A prefeitura de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, comunicou a Polícia Militar e o Ministério Público da invasão ocorrida na última sexta-feira em uma área de litígio entre o município e o Ibama.
A invasão começou com 30 famílias na noite de sexta-feira e, na segunda, já contava com 700 a 800 famílias interessadas, disse Valmeci da Silva, um dos líderes dos sem-teto - que, segundo ele, não fazem parte de nenhum movimento organizado.
Segundo a rádio CBN, a prefeitura argumenta que a Polícia Militar teria se omitido no início da invasão, "quando deveria ter agido", e ainda deve encaminhar à Justiça um pedido de reforço policial. A prefeitura diz que a área seria de preservação ambiental.
Leia mais:
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Os desempregados que invadiram a área - de aproximadamente dois alqueires, às margens na BR-277, próximo à Avenida Rui Barbosa - não parecem estar preocupados com as possíveis ações da polícia. Eles já formaram uma associação e estão distribuindo os lotes, que já foram divididos.
A 1ª Companhia do 17.º Batalhão da Polícia Militar, que atende a região, informou que até o momento não recebeu ordem para desocupar a área.
*com informações da Folha de Londrina