Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Londrina

Sema inicia notificações para plantio de árvores

NCPML
06 ago 2007 às 18:12

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), iniciou nesta segunda-feira (06) as notificações dos responsáveis por imóveis (comerciais e residenciais), para que efetuem o plantio de árvores nas calçadas, em cumprimento ao Plano Diretor do município. Conforme a legislação, em dada lote, uma árvore deve ser plantada a cada 12 metros.

A partir de agora, quem for notificado terá 15 dias para realizar o plantio, sob risco de multa de até R$ 1,5 mil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A fiscalização começou na rua Benjamin Constant e seguem na área compreendida pelo quadrilátero entre as avenidas Juscelino Kubitscheck, Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste), e rua Uruguai, na região central da cidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto

Imagem de destaque
Ano letivo de 2025

Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual


Conforme o secretário do Ambiente, Gerson da Silva, o histórico de corte de árvores da região central propiciou a formação de ilhas de calor, fenômenos climáticos que ocorrem nos centros das grandes cidades, onde o ar se torna mais quente que o de regiões vizinhas, em função da falta de arborização.

Publicidade


Posteriormente, a ação da Sema também será expandida para os bairros, envolvendo todo o município na responsabilidade pelo plantio de árvores.


De acordo com o secretário, os proprietários que precisarem fazer o plantio serão orientados pela Sema, que irá verificar a situação de cada local e entregar uma lista com as mudas que poderão ser plantadas, para que os proprietários escolham uma delas. "Para a definição do tipo de árvore que será plantada, devem ser observados aspectos como a compatibilidade da espécie com o tamanho da calçada, acessibilidade, fiação, placas, e semáforos. Há várias precauções que devem ser tomadas antes de realizar um plantio".

Gerson da Silva adiantou que a secretaria não vai autorizar o plantio das espécies hibisco e aroeira salsa, por serem árvores que crescem danificando a calçada, o que traz problemas de acessibilidade e locomoção das pessoas. Outra espécie que não será permitida é o ficus, que em função do crescimento subterrâneo de suas raízes, causa danos à rede de esgoto e de água. O secretário lembrou ainda que, além do plantio de árvores, a adaptação do calçamento para a prática também é de responsabilidade do proprietário do imóvel.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo