Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Senhoras acham pó branco na rua e suspeitam de antraz

Erika Wandembruck - Folha do Paraná
18 out 2001 às 15:04

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um envelope com texto escrito em inglês e que continha em seu interior pó branco foi encontrado por duas idosas, cujos nomes não foram divulgados, na noite de quarta-feira, jogado em uma rua no bairro Vila Verde, na Cidade Industrial de Curitiba (C.I.C). Apreensivas por conta da onda de cartas contaminadas com a bactéria antraz espalhadas por bioterroristas nos Estados Unidos, ambas entregaram o material a dois policiais que faziam a ronda na região.

Nesta quinta-feira, o envelope foi enviado para análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Não há prazo para a conclusão das análise por conta da grande demanda de materiais suspeitos enviados ao laboratório nos últimos dias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme a oficial da Defesa Civil, Elizabet Maenich, que estava de plantão no dia da ocorrência, junto com a substância existente no envelope, que se parecia com açucar cristalizado, havia três bilhetes. " Não dava para traduzir as frases. Muitas palavras estavam com a grafia errada. Somente a palavra kill, que significa morte era legível", contou.

Leia mais:

Imagem de destaque
O golpe tá aí...

Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'

Imagem de destaque
Em 177 colégios

No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta

Imagem de destaque
Pedido não foi acatado

Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega

Imagem de destaque
Edição 2025

Unespar aplica provas do vestibular neste domingo


Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, assim que foram acionados, os profissionais da Vigilância Sanitária tomaram todas as precauções para o isolamento do material. Os policiais Jorge e Messias (cujo sobrenomes também não foram divulgados), que recolheram o envelope não apresentaram sinais de contaminação e retornaram à rotina normal de trabalho. As fardas dos soldados também foram colocadas em sacos plásticos para análise.


"Isso só pode ser trote de alguém. Se fosse atentado, o envelope seria deixado em algum consulado, shopping ou embaixada e não na periferia", concluiu a oficial.

No último dia 15, o secretário de Saúde, anunciou ações preventivas e integradas, como a monitoração de aeroportos, portos, Correios e prédios públicos. Para o secretário, a possibilidade de ocorrer antraz no Paraná é mínima. Segundo ele, não existe registro da bactéria no Estado, pelo menos nos últimos 50 anos. O último caso de antraz registrado no Brasil aconteceu no Pará, em animais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo