O serviço de limpeza no Litoral chegou nesta sexta-feira (11) à marca de 500 toneladas de resíduos retirados das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. O trabalho está sendo desenvolvido e monitorado pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná).
A atividade é feita diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, desde 17 de dezembro, por cerca de 130 trabalhadores contratados pela Companhia. Eles atuam em 48 quilômetros lineares da orla, na limpeza, varrição, transporte e separação de resíduos. A ação faz parte do Verão Paraná – Viva a Vida 2021/22.
Entre os principais resíduos encontrados estão plásticos, vidro, cascas de coco e bitucas de cigarro. Nesta temporada, as equipes de limpeza também encontraram uma grande quantidade de máscaras descartáveis.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
A Sanepar alerta para a necessidade urgente do descarte correto de resíduos, que reduz a poluição e a contaminação do meio ambiente e melhora a qualidade de vida de todos, além de ser fonte de renda e de trabalho.
A empresa também distribui aos banhistas embalagens para que eles mesmos recolham o lixo e instalou 400 tambores nas calçadas de Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná, o que facilita o descarte correto. O serviço de limpeza nas praias vai até o início de março.
Ampliação
Neste verão, em caráter experimental, a Companhia também está fazendo a coleta de lixo em Morretes e Guaraqueçaba. Em Morretes, as ações ocorreram em janeiro, com a retirada de 500 quilos em apenas dois dias de trabalho nas margens do Rio Nhundiaquara e em seus afluentes. A ação em Guaraqueçaba está ocorrendo em fevereiro.