A Câmara Municipal de Curitiba aprovou em segundo turno, na sessão plenária desta quarta-feira (12), um projeto de lei que incentiva a doação de sangue por parte dos funcionários públicos da prefeitura.
A proposta autoriza que os servidores sejam dispensados do trabalho no dia da doação, mas, para evitar o desfalque das repartições, limita a saída em até 10% do número de integrantes de cada setor.
A dispensa já é uma prerrogativa de lei federal, que agora será confirmada em lei municipal, depois da sanção do prefeito Luciano Ducci (PSB).
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Os vereadores aprovaram também a instituição de campanhas de estímulo à doação nas secretarias, autarquias e fundações. Pelo substitutivo, os comprovantes da doação deverão ser apresentados ao setor de recursos humanos de cada órgão.
A doação em massa pode resolver o problema do déficit do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), unidade ligada à Superintendência de Gestão em Saúde que tem como função coordenar a Política Estadual de Sangue em todo o Estado.
Além do Hemepar, recebem doações em Curitiba o Banco de Sangue do Hospital Erasto Gaertner, o Hemobanco do Hospital Evangélico, o Instituto Pasquini do Hospital Nossa Senhora das Graças, o Biobanco do Hospital de Clínicas, o Hospital de Caridade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e o Hospital do Trabalhador.
Os doadores devem atender a uma série de recomendações, como repouso mínimo de seis horas antes da doação, não estar em jejum, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar por pelo menos duas horas antes e evitar alimentos gordurosos.
Outros projetos - Em 2000, os vereadores da capital sancionaram a lei que concede isenção de taxas de inscrição em concursos para doadores de sangue e, em 2007, instituíram oficialmente o 23 de julho como Dia Municipal do Doador de Sangue.