O Instituto Tecnológico Simepar iniciou esta semana o processo de aquisição de um novo radar meteorológico que será instalado no município de Cascavel, no oeste do Paraná. O equipamento, que será comprado por meio de concorrência pública, irá complementar a rede de radares do Estado, permitindo a melhoria na detecção de tempestades e na estimativa de chuvas na região. Ele está planejado para entrar em operação no segundo semestre de 2012. O Simepar é vinculado à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Paraná.
O investimento total em equipamentos, programas de controle e edificação da torre do radar é de R$ 9 milhões e os recursos para esta aquisição são provenientes da própria instituição e do Fundo Paraná de Ciência e Tecnologia.
Segundo o meteorologista Cesar Beneti, diretor-adjunto do Simepar, o radar tem a capacidade de identificar a presença de granizo nas nuvens, como também de melhorar a estimativa de chuva na superfície. "Atualmente, temos um único radar instalado na região centro-leste do Estado, no município de Teixeira Soares. Com o novo radar, toda a região Oeste contará com o monitoramento", disse.
Leia mais:
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Ele afirmou que o novo radar promoverá uma melhoria na capacidade de previsão de tempestades com mais de 12 horas de antecedência, além de ampliar o potencial de monitoramento e previsão de eventos severos nos estados do sul do Brasil e Paraguai.
Para o diretor-superintendente do Simepar, Eduardo Alvim Leite, a aquisição desse equipamento inaugura uma nova fase de investimentos e modernização da infraestrutura do instituto. Segundo ele, essa licitação marca o início da segunda fase de grandes investimentos na instituição, que deverá abranger nos próximos quatro anos a expansão da rede de estações hidrometeorológicas de superfície, a atualização de equipamentos de informática, novos sensores para o sistema de detecção de descargas atmosféricas e ampliação da rede de radares meteorológicos para o Litoral.
Alvim Leite lembra que a região Oeste do Estado destaca-se pela grande produção agrícola e de energia hidrelétrica, e a instalação deste equipamento trará grandes benefícios para ambos os setores, pois permitirá melhorar as informações da distribuição e intensidade das chuvas, a partir da integração com informações da rede de estações de superfície e de satélites meteorológicos. "Esta iniciativa trará também um grande avanço para meteorologia no País, pois o novo equipamento permitirá ainda a integração dos radares do Paraguai, Paraná e São Paulo, cobrindo uma extensa região e permitindo ampliar e melhorar as informações disponíveis para o monitoramento, a previsão de tempo e alerta de eventos meteorológicos severos", afirmou.
Editais de concorrência para o radar estão disponíveis no endereço www.simepar.br