Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Audiência Pública

Tatuadores são convocados por Secretaria da Saúde

Redação Bonde
15 dez 2009 às 22:31

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde promoverá audiência pública nesta quarta-feira (16), a pedido do vereador Jair Cézar (PSDB), autor da lei que regula a atividade dos tatuadores e colocadores de piercing em Curitiba, que propôs uma discussão com todos os interessados neste assunto.

Antonio Carlos Ferrari, diretor-presidente do Sindicato dos Estúdios de Tatuagem e Body Piercing do Estado de São Paulo (Setap-SP), está apoiando a iniciativa. "Já estamos avisando todos os tatuadores para participarem da audiência. Iniciativas como esta são muito importantes para a atuação destes profissionais, respeitando a legislação e cumprindo as normas de saúde", diz.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Estão previstas a presença no evento do secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, e do diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal Saúde, Sezifredo Paz. A enfermeira Tania Maas vai falar das condições para instalação e funcionamento dos estabelecimentos de tatuagem, colocação de piercing e similares.Os requisitos para obtenção do alvará de funcionamento para quem vai trabalhar com tatuagem e piercing é o tema da explanação de Obdias dos Santos, da Divisão de Consulta Comercial da Secretaria das Finanças.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário

Imagem de destaque
Região

Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras


Segundo o vereador Jair Cézar, "a preocupação é com todos os envolvidos, tanto tatuadores quanto usuários deste serviço, uma vez que ambos os lados estão sujeitos à contaminação se os procedimentos de higienização não forem feitos de maneira adequada".

Publicidade


Aplicação de tatuagem ou piercing em condições inadequadas de higiene podem ocasionar sangramento intenso, dificuldades respiratórias e quelóides, além de ser meio de transmissão de doenças graves como hepatites B ou C, tétano, sífilis e Aids.


Para preservar desses riscos o cliente e também o aplicador, é necessário fazer a correta higienização das mãos e usar luvas e máscara descartáveis, assim como os instrumentos que entrarão em contato com a pele do cliente, que deve estar limpa.

Para o público, a garantia de que esses cuidados serão observados estão na apresentação de alvará e da licença sanitária. Esses documentos, que devem ser afixados em local de fácil consulta pelos clientes em potencial, significam que as leis estão sendo acatadas e, por isso, o estabelecimento é considerado idôneo para a realização daqueles procedimentos. (informações Câmara Municipal de Curitiba)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo