A Região Metropolitana de Curitiba fechou o mês de setembro com queda de 0,6 ponto percentual na taxa de desemprego, passando de 7,6% em agosto para 7%, de acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgada nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo os dados, o número de pessoas desocupadas e procurando emprego na região caiu de 112 mil para 103 mil pessoas, o que significa redução de 8%.
Na comparação com setembro de 2004, o número de pessoas desocupadas e procurando emprego sofreu redução de 8,8%, sendo que naquele ano o número chegava a 113 mil pessoas. A diretora do Centro Estadual de Estatística (CEE), Sachiko Araki Lira, lembra que em 2005 a taxa de desemprego na RMC apresentou quedas consecutivas entre os meses de março e junho, chegando a estabilidade nos meses de julho e agosto, tornando a apresentar redução em setembro.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Sachiko atenta ainda, para o fato de a RMC ter apresentado a menor taxa de desocupação entre as regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE, seguida pelas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (7,4%), Porto Alegre (8,4%), Belo Horizonte (8,1%), São Paulo (9,7%), Recife (15%) e Salvador (15,2%). A média nacional foi de 9,6%.
Com informações da AE Notícias