Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Unesco aprova fechamento da Estrada do Colono

Katia Michelle - Folha do Paraná
19 jun 2001 às 09:23

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Organização das Ações Unidas para Educação Ciência e Cultura - Unesco - ainda não recebeu oficialmente o comunicado do governo brasileiro sobre o fechamento da Estrada do Colono, que corta o Parque Nacional do Iguaçu. A Unesco espera receber o comunicado - e a garantia da manutenção do fechamento do caminho - para retirar o parque da lista dos locais ameaçados de perder o título de Patimônio Natural da Humanidade. O título foi concedido em 1997, mas a manutenção da Estrada do Colono era visto pela organização como uma ameaça à preservação ambiental do parque.

O representante da Unesco no Brasil, Jorge Wertheim, disse que o título de Patrimônio Natural da Humanidade não seria cassado caso a estrada continuasse aberta, porém, o local não seria retirado da lista dos patrimônios de integridade ameaçada. De Paris, ele falou à reportagem da Folha, por telefone, e informou que até ontem a Unesco estava recebendo informações sobre as condições da estrada apenas pela imprensa. "Não recebemos nenhum comunicado oficial, mas aprovamos o fechamento da estrada", enfatizou revelando que essa era uma solicitação da própria Unesco.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Werthein avalia como positiva a decisão da Justiça brasileira. "A manutenção da estrada significava um perigo para o patrimônio ambiental", opinou. Disse ainda que não cabe a Unesco analisar como a medida de fechar a estrada foi colocada em prática.

Leia mais:

Imagem de destaque
Hospital de Curitiba

MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente

Imagem de destaque
Veja os bairros

Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado

Imagem de destaque
Com 33 shows gratuitos

Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná

Imagem de destaque
renovação das espécies

IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho


Na última quarta-feira, uma operação da Polícia Federal e do Exército interditou os 17,6 quilômetros da Estrada do Colono, atendento à sentença do Tribunal Regional Federal (TRF). O fechamento foi recebido com protestos por moradores do Oeste e Sudoeste do Paraná. Para o representante da Unesco no Brasil, a organização vai se limitar a analisar o impacto que o fechamento da estrada terá no patrimônio ambiental nos próximos anos. "Não cabe a nós avaliar como o governo brasileiro vai fazer para manter a decisão judicial", salientou.

A estrada foi aberta na década de 20 por colonos dos estados da Região Sul e foi oficializada em 1954 pelo Departamento de Estrada e Rodagem (DER) do Paraná. Desde então, pelo menos cinco decisões judiciais determinaram o fechamento da estrada, que isola um fragmento de cerca de 7,5 mil hectares de mata. O fechamento definitivo da Estrada do Colono só foi atendido no cumprimento - à força - da sentença emitida pela juíza Marga Inge Tessler, da 4º Região, com sede em Porto Alegre.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo