O Conselho de Ministros da União Européia aprovou uma diretriz pan-européia que regula os direitos autorais na internet. As regras tentam proteger os donos dos direitos ao permitir que sejam feitas cópias pessoais de áudio e vídeo pelos usuários.
A regra quer impedir a onda de pirataria na internet, dando aos donos dos direitos autorais o poder de limitar os downloads ilegais de arquivos de áudio e vídeo digital. Também determina o uso da encriptação para impedir a cópia de arquivos digitais, disse a União Européia em um comunicado.
Em uma tentativa de equilibrar os direitos dos donos do copyright e dos usuários desse material, a diretriz da União Européia também permite cópias privadas de tais materiais para uso pessoal.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Em fevereiro, o Parlamento Europeu votou a favor da diretriz, que foi para o ministério para aprovação. Os membros da UE têm agora 18 meses para ratificar ou rejeitar a diretiva, informou a União.
A diretiva foi assunto de lobby intenso, com alguns pesos-pesados da indústria da música, incluindo George Martin, que produziu discos dos Beatles, que compareceu para testemunhar no Parlamento Europeu antes da votação, em fevereiro.
< Leia mais>Teses na rede e livros no iG