O Conselho de Ministros da União Européia aprovou uma diretriz pan-européia que regula os direitos autorais na internet. As regras tentam proteger os donos dos direitos ao permitir que sejam feitas cópias pessoais de áudio e vídeo pelos usuários.
A regra quer impedir a onda de pirataria na internet, dando aos donos dos direitos autorais o poder de limitar os downloads ilegais de arquivos de áudio e vídeo digital. Também determina o uso da encriptação para impedir a cópia de arquivos digitais, disse a União Européia em um comunicado.
Em uma tentativa de equilibrar os direitos dos donos do copyright e dos usuários desse material, a diretriz da União Européia também permite cópias privadas de tais materiais para uso pessoal.
Leia mais:
Incêndio atinge abatedouro de frangos no Norte Pioneiro neste domingo
Passageira morre e quatro se ferem em capotamento de carro em Faxinal
Desfile com cerca de 6,2 mil pessoas festeja em Curitiba os 202 anos da Independência do Brasil
Motociclista morre e passageiro fica ferido em colisão traseira em Lidianópolis
Em fevereiro, o Parlamento Europeu votou a favor da diretriz, que foi para o ministério para aprovação. Os membros da UE têm agora 18 meses para ratificar ou rejeitar a diretiva, informou a União.
A diretiva foi assunto de lobby intenso, com alguns pesos-pesados da indústria da música, incluindo George Martin, que produziu discos dos Beatles, que compareceu para testemunhar no Parlamento Europeu antes da votação, em fevereiro.
< Leia mais>Teses na rede e livros no iG