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Polêmica

Urbs irá negociar "exceções" após implantação do cartão

Redação - Bonde
19 ago 2003 às 11:19

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Em entrevista à rádio CBN, a presidente da Urbs, Yára Eisenbach, afirmou que a empresa irá negociar com os usuários do sistema de transporte de Curitiba que possuem muitas fichas metálicas de vale-transporte (que serão invalidadas no dia 17 de setembro) após a implantação do cartão-transporte.

A orientação da presidente pretende esclarecer a polêmica em torna da troca das fichas metálicas por vales-transporte de papel e, posteriormente, para uma nova troca por cartões-transporte. A Urbs havia informado que não iria realizar a troca dos tradicionais VTs pelas fichas de papel, o que alarmou os consumidores que possuem fichas metálicas em grande quantidade.

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Muitos curitibanos têm um "estoque" dessas fichas, para evitar uma perda maior de tempo indo até a Urbs todo mês, ou para estarem prevenidos quanto a eventuais aumentos na tarifa.

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A empresa havia declarado que esses casos são exceções, já que 85% dos vales de circulação são distribuídos por empresas aos seus funcionários, mensalmente, e que por isso não poderiam fazer qualquer planejamento baseados em exceções.

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De acordo com a presidente, a implantação do novo sistema está sendo realizada em tirmo de urgência - 30 dias - para evitar a grande quantidade de assaltos e a falsificação dos VTs, que se transformaram em moeda corrente na capital paranaense.


Yára afirmou que os consumidores que possuírem muitos vales-transporte devem ligar para o 156, informar seus dados e a quantidade de vales que possui, e que os casos serão analisados e negociados um a um, após a implantação do cartão-transporte. A previsão é de que esse novo sistema esteja completamente implantado até novembro.

O coordenador do Procon-PR, Algaci Túlio, entende que a Urbs está infringindo o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor - que trata das práticas abusivas de fornecedores de produtos e serviços - e reivindica um prazo maior para que os consumidores possam trocar os vales-transportes. Túlio reforçou que os consumidores que se sentirem lesados devem protocolar denúncia no órgão, no site do Procon.


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