Um vazamento de mais de 20 mil litros de óleo lubrificante no pátio de uma indústria em Curitiba, atingiu o Rio Atuba, na região norte da cidade e pode chegar até o Rio Iguaçu. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o vazamento foi de 21 mil litros de neutro pesado, um produto tóxico e inflamável, utilizado na fabricação de óleos de motor.
A quantidade exata de óleo que atingiu o Rio Atuba ainda não foi devidamente esclarecida. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e a empresa Ingrax Indústria e Comércio de Graxas Ltda, onde aconteceu o vazamento, cerca de 6 mil litros teriam atingido o rio.
O acidente aconteceu ontem no pátio da Ingrax, quando o óleo estava sendo transferido de um caminhão para um tanque fixo. "Por falha humana, pois o respiro do caminhão estava fechado, houve o acidente e o vazamento", afirmou o proprietário da empresa, Roberto Mayr. Na mudança, houve um explosão no caminhão tanque.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Representantes do Instituto Ambiental do Paraná e da Defesa Civil reuniram-se com o proprietário da Ingrax no final da tarde. A empresa foi autuada e será multada, mas ainda não foi estipulado o valor. Primeiro é preciso aguardar o recolhimento do óleo para avaliar danos e as causas para depois lavrar a multa.
*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.